sábado, 24 de novembro de 2007

A auto-saboragem - O pior inimigo!


Quando estamos bem, quando tudo está correndo como o planejado entra em cena a AUTO-SABOTAGEM, a traição começa dentro de nós mesmos! Descubra se você mesmo a é um obstáculo a ser superado.

O pior inimigo: a auto-sabotagem! Quando estamos bem, quando tudo está correndo como o planejado entra em cena a AUTO-SABOTAGEM, a traição começa dentro de nós mesmos!

O grande inimigo a vencer não se encontra lá fora e sim dentro de cada um de nós e age no silêncio do dia-a-dia, escondido entre os nossos medos, anseios e dificuldades.

Dificilmente percebemos que nos auto-sabotamos. Por que isso ocorre? O que acontece quando estamos muito bem e as pessoas do nosso circulo não estão bem?

Na maior parte do tempo nos sentimos culpados! Sentimos que não somos merecedores. Muitas vezes não bastam os obstáculos naturais que a vida e as situações nos colocam, somos mestres na arte de encontrar dificuldades, criar obstáculos e complicar tudo o que puder ser facilitado.

Todos nós queremos as mesmas coisas, que é a realização, o sucesso e a felicidade em todos os aspectos.

Dentro de nós existem muito mais medos e receios do que podemos imaginar. Apesar de querermos a felicidade usamos mecanismos de auto-sabotagem, sem perceber, colocando muitas barreiras e empecilhos que acabam por nos impedir de atingir nossos objetivos.

Na maioria das vezes, é muito difícil entender que as dificuldades que encontramos no caminho estão saindo exatamente da mesma fonte, ou seja, da nossa cabeça, da nossa maneira de pensar e de agir. Mentimos para nós mesmos!

Nos enganamos e usamos muitos disfarces e desculpas. Cada vez que duvidamos da nossa capacidade em superar obstáculos, cultivamos um sentimento de covardia interior, que bloqueia nossas emoções e nos paralisa.

Muitas vezes não queremos pensar no que estamos sentindo já que temos dificuldade para lidar com os nossos sentimentos sem julgá-los. Enfrentar nossos sentimentos requer de nós sinceridade e compaixão. Caímos em armadilhas criadas por nós mesmos.

A auto-sabotagem tem muitas origens e também muitas formas de se manifestar. Para saber como fazemos isso devemos começar respondendo a seguinte pergunta:

"O que eu sei de mim mesmo que preferia não saber?". A resposta deve gerar em nós um autoconhecimento, é através dele que começamos a desarmar o mecanismo de auto-sabotagem.

Quando percebemos o mecanismo que estamos acionando, quando começamos a identificar dentro de nós mesmos as razões para nossos fracassos, já estamos com meio caminho andado.

O primeiro passo, e que geralmente acontece dentro de um processo de psicoterapia, é rever as próprias atitudes, deixar claro para si mesmo o que se quer da vida e o que se está fazendo para chegar lá.

Muitas vezes, aquilo que se quer está claro, mas os métodos que estamos usando para chegar lá estão levando a caminhos totalmente opostos, e exatamente aí pode estar acontecendo a auto-sabotagem.

Nós nos auto-sabotamos quando saímos do nosso propósito de vida. Somente pelo processo de autoconhecimento, bem como o conhecimento real dos nossos objetivos, anseios e metas, onde queremos chegar e quais os caminhos e métodos que iremos escolher para alcançar, é que podemos entender se estamos ou não nos sabotando.

E, se estamos fazendo isso, porque estamos tendo essa atitude, porque estamos sendo inimigos dos nossos próprios sonhos e desejos. Muitas vezes o medo da mudança é maior do que a força para mudar, pense nisso!

Katia Cristina Horpaczky / Aninha

Aceite e entenda a doença como um aviso que ela se vai


A doença é uma mensagem a ser decifrada, já que há um problema, um conflito no órgão atingido. A linguagem dos órgãos, um símbolo que se deve interpretar.

A doença é purificadora, uma vez resolvido o conflito, desaparece.

A recaída é porque cometemos os mesmos erros.Todas as doenças derivam da utilização errônea das energias que se encontram em nós.

A dor é a maneira pela qual se rompe a concha que encerra a nossa compreensão.Para compreendermos o espírito de toda a Vida, Deus, devemos experimentar a dor, e a concha se rompe.

A dor é a luta para subir através da matéria. A dor é o esboroar-se da forma para que o fogo interno possa arder.

A dor, um significado educativo sublimador, formador. A redenção da matéria, que leva a perfeição entre o homem e o divino.Enquanto o coração não for iluminado, as fraquezas e enfermidades não serão removidas.(Ponte para Luz) /Aninha

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Cuidado com as Pessoas Dramáticas


Cuidado com as pessoas dramáticas que cultivam as desgraças e conseqüentemente colhem as desgraças. Elas gostam de curtir dramas com isso vivem na ansiedade, na aflição, no medo, etc. Estão sempre envolvidas com os dramas alheios, tomando partido e complicando a própria vida. Uma das características da pessoas de bem é a indiferença a tudo que é dramático. Por isso, são chamados de indiferentes e frios pelas pessoas vitimescas e dramáticas. Elas confundem equilíbrio emocional com frieza.

Quem é dramático já espera o pior, e essa certeza do pior faz acontecê-lo em sua vida. Vacine-se contra esse mal. Use o bom humor, aprenda a rir da vida. Discipline as suas observações. Cheque várias vezes antes e assumir uma opinião. Conte suas histórias com um certo rigor aos fatos, cuidando sempre para que você não se coloque em posição do “pobre de mim”

Gasparetto extraído do livro "FAÇA DAR CERTO"

Perdão


Tenho pra mim que o perdão é uma chave preciosa para liberar os fios que nos prendem ao passado... e que consequentemente nos impedem de estar inteiros no presente...

Fios que podem ser são tão sutis, que nem nos damos conta que eles ainda nos mantem ligados a um passado recente ou muito remoto... experiências antigas que nos marcaram tanto que, mesmo não sejam conscientes, atuam nas nossas ações de cada dia.

Agora é hora de estarmos inteiros e presentes para cumprir o nosso propósito,e tudo que impeça essa presença, deve ser liberado na luz, pela compreensão de que as experiências vividas foram degraus para a nossa evolução.

O Amor Incondicional


O amor incondicional é aquele que doa o melhor de si, mesmo que esteja recebendo o pior de alguém, porque ele não depende de ser querido, nem de ser aceito e não esmorece se for ignorado.
O incondicional é e sempre será, ativo, independente, coerente, auto-suficiente, porque se reserva o direito de ser solitário e ainda assim completo e realizado, porque reside nele a certeza de sua inocência, pureza e sinceridade.

Felizes daqueles que são merecedores de serem amados incondicionalmente e mais felizes ainda, aqueles que se permitem amar assim, porque são eles os grandes heróis da vida.
Infelizes daqueles que não conseguem perceber quando despertam esse tipo de amor, que não têm a sensibilidade de sentí-lo ao seu redor e valorizá-lo independente do que podem oferecer a ele.

Amar incondicionalmente é uma arte.
Ser amado assim, um presente divino.

Parte do texto de Anne Parke

Luz Atrai Luz


"A luz atrai a luz - assim, tudo aquilo
que, com sinceridade, humildade e
amor buscares, virá a ti. Essa é a Lei.
Os opostos se atraem - essa é a
lei do mundo físico.
Porém, no mundo espiritual é o
inverso: os opostos se repelem e ape-
nas as energias que estão na mesma
vibração e sintonia coexistem em di-
mensões superiores. Energias são
enviadas a todos que se abrem a elas,
que buscam o serviço e a expansão
de seus seres na Luz e pela Luz.
Luz atrai Luz e, com a Luz de
tua Alma, mente e coração, atrairás
somente o bem para ti."

(Mestre Akhenaton-15.01.91)

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Amar e amar




A cada dia que passa, fico mais segura de que viver sem amar é estar morto, sem saber. E quando falo em Amor, não estou me referindo apenas ao amor abençoado entre um homem e uma mulher, mas em Amor no plural, Amor incondicional, aquele que nos preenche inteiramente, quando abrimos a porta do coração para a Vida!

Amigos, é uma viagem linda, amar... Olhar a Vida com ternura, com compaixão, com alegria e boa vontade... Acolher o outro com simplicidade, sem muitas teorias, nem julgamentos... Apenas amando-o como é, com todas as suas dificuldades... de forma simples.Amando a Natureza que se dá de forma total a nós humanos, sem quaisquer reservas.

Será que sempre a percebemos, no local onde estamos? Será que reverenciamos as plantas que estão ao nosso redor, num escritório muitas vezes formal e árido, numa praia deserta, no cantinho de uma janela? Será que vemos o nascer do sol, quando ele deslumbrante banha de cores e sons o nosso planeta casa, todos os dias?

Ou o pôr-do-sol, sempre colorido e nostálgico como todas as despedidas? Ou ouvimos o gorjeio dos pássaros que, mesmo nas grandes e barulhentas cidades onde moramos, teimam em cantar, iluminando de harmonia, os nossos dias?

Será que nossas preocupações nos permitem sair de nós mesmos para fazermos uma troca sincera e singela com o nosso ambiente? Seja ele qual for, aí existe Amor!Amar é se relacionar, antes de qualquer coisa.

O Amor, sem o objeto de amor, fica triste, encolhido, solitário e murcho. E o Amor é a força, por natureza! É a origem e o fim de tudo. É nosso centro, nos transmite vida e nos alimenta de tal forma que somos capazes, ao amarmos, de mudar muita coisa sombria e triste. Pois o Amor é Luz e nada, nem ninguém, resiste ao apelo do Amor.

Nosso mundo precisa urgente de Amor. Todos nós precisamos amar, muito, muito mesmo. Parar de julgar, de complicar, de tentar a tudo explicar e simplesmente, e de forma infantil e pura, amar...

Esta á a revolução que está em curso e que vai certamente sair vitoriosa! Somos soldados, que ao invés de nos defendermos e atacarmos, amamos e espalhamos a doçura, o perdão, a paciência e o Amor.

Somos muitos e podemos nos engajar neste desafio. Apenas com a abertura de nossos corações, atrairemos outros, muitos, seremos capazes de transformar, curar e alegrar de alegria verdadeira os seres que habitam conosco, neste momento, este paraíso natural, belíssimo, que se chama Terra e que nos acolhe tão gentilmente, amorosamente, para que devolvamos e vibremos Amor.

Sei que não é tão fácil assim, amar quando estamos tão sofridos... mas só a palavra Amor, mentalizada, já nos ajuda a conseguir força para ir em frente. Um gesto de Amor melhora a vida de muitas pessoas. Um olhar amoroso alimenta a alma de quem nos observa. Um abraço, um aperto de mão, um silêncio, uma palavra... por que não? Só recebemos o Amor que damos.

Sem amar, jamais seremos verdadeiramente amados. Se cuido bem da plantinha que tenho ao meu lado, certamente ela me devolverá o carinho... ficando verde e viçosa!Se trato bem o meu animal de estimação, terei dele o afeto e a atenção, sempre que estivermos próximos e ele sentirá a minha ausência, quando eu estiver longe.

Se amar os meus companheiros de caminhada, sejam eles quem forem, meus dias serão muito mais amenos, pois haverá entre nós uma troca amorosa de energias.Qual a solução para tudo de difícil que estivermos vivendo? AMAR.

O trabalho que nos cabe desempenhar, as pessoas que nos estão próximas, os minutos que nos cabem viver, os ambientes que com amor procuramos melhorar!Tudo vai melhorar, se nos dispusermos a Amar! Vamos apostar... Maria Cristina /Aninha

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Quem é você realmente?



Uma aluna minha me perguntou: Nós nascemos para ser felizes, mas porque não somos?
Eu respondo: Porque os modelos que nos são colocados de felicidade, desde que nascemos, são meros modelos dos nossos pais, parentes, sociedade, cultura, religião, etc.
Eles não correspondem, de forma alguma, às nossas verdades e valores internos. Eles não consideram o indivíduo em sua essência e singularidade. Os modelos sociais são selvagens e massacrantes, e são os chamados condicionamentos.
Condicionamento é algo forçado de fora sobre você contra a sua vontade, contra a sua consciência.
O condicionamento tem o objetivo de destruí-lo, manipulá-lo, criar uma falsa personalidade para que seu estado humano essencial seja perdido.
A sociedade tem muito medo da sua realidade. A Igreja tem medo, o Estado tem medo, todos têm medo de sua pessoa essencial, de seu Ser essencial, pois o Ser essencial é rebelde, é inteligente. O Ser essencial é livre, independente e singular, ou seja, único.
O Ser essencial não pode ser facilmente reduzido à escravidão, e também não pode ser explorado. Ninguém pode usar o Ser essencial como um meio, pois Ele é um fim em si mesmo.
Daí, toda a sociedade tentar, de TODAS as maneiras possíveis, desconectá-lo de seu âmago essencial. Isso cria uma personalidade falsa e plástica a seu redor e o força a se identificar com ela. Durante muito tempo sofremos e perdemos MUITA energia quando tentamos ser hipócritas conosco mesmo.
A sensação é de vazio, fracasso, impotência. Enlouquecemos porque a nossa bússola simplesmente não consegue encontrar o sentido da "felicidade".
Chama-se a esta grande "tabela" de condicionamentos de "educação", mas isso não é educação, é "deseducação". Isso é destrutivo e violento.
Toda essa sociedade sempre foi muito violenta com o indivíduo. Ela não acredita no indivíduo, é contra o indivíduo. Para seus próprios propósitos, ela tenta, de todas as maneiras, destruir você. Ela precisa de engenheiros, médicos, filhos vitoriosos, brilhantes, importantes, espertos, esbeltos, conquistadores... Ela não precisa de seres humanos serenos, pacíficos, simplistas, honestos sem relatividade, saudáveis emocionalmente.
Até o momento, fracassamos em criar uma sociedade que precise de seres humanos livres, simples seres humanos.
A sociedade está interessada em que você seja mais habilidoso, mais produtivo, mais competitivo, mais consumista e menos criativo ou criador de casos.
Ela deseja que você funcione como uma máquina, eficientemente, mas não deseja que você se torne desperto. Ela não deseja Budas e Cristos, Sócrates, Pitágoras, Lao Tzu ...
Não, essas pessoas de modo nenhum são necessárias para a sociedade. Se, de vez em quando elas acontecem, não acontecem devido à sociedade, mas apesar dela.
É um milagre, de vez em quando, algumas pessoas serem capazes de escapar desta enorme prisão. A prisão é muito grande, é muito difícil escapar dela. E mesmo ao escapar de uma prisão, você entrará em outra, pois toda a Terra se tornou uma prisão. De hindu você pode se tornar cristão, ou de cristão pode se tornar hindu, mas está simplesmente trocando de prisão. De indiano você pode se tornar alemão, ou de italiano se tornar chinês, mas está simplesmente trocando de prisões... prisões políticas, religiosas, sociais.
Talvez, por alguns dias, a nova prisão pareça com a liberdade, mas somente devido a ser uma novidade.
Fora isso, ela não é liberdade. Uma sociedade livre é ainda uma idéia que precisa ser materializada.
Toda essa escravidão das pessoas depende dos condicionamentos. Os condicionamentos começam no útero da mãe ou, no máximo, no momento em que você nasce. Você é circuncidado e se torna um judeu, é batizado e se torna um cristão, e assim por diante... Você é levado para a Igreja ou para o Templo e é criado numa certa atmosfera onde irá descobrir que todos são cristãos ou todos são hindus. E, naturalmente, é fatal que a criança siga as pessoas à sua volta.
Quando ela chegar aos 25 anos de idade e sair da universidade, estará completamente condicionada, e tão profundamente que nem estará ciente de seus condicionamentos.
Tudo tem modelo, inclusive e principalmente quanto aos relacionamentos. Todos necessitam casar, ter casa, ter filhos, ter empregos, e na época certa, e da forma certa, e com os modelos certos para ser competitivo, para ser invejado, para ser elogiado, para ser apreciado, para ...
E os bens? E a profissão?
Tudo foi despejado em seu biocomputador. E a sociedade pune aqueles que são relutantes, resistentes a esses condicionamentos, e com medalhas de ouro, prêmios, recompensa aqueles que estão muito ávidos a serem escravos, a servirem aos interesses do sistema.
Toda a sociedade, milhões de pessoas à sua volta estão condicionando-o, conscientemente ou não. Elas foram condicionadas. Elas podem não estar cientes de que são destrutivas e violentas e que estão se auto destruindo. Elas podem pensar que estão sendo de ajuda a você devido à compaixão, pois amam a humanidade. Elas foram condicionadas tão profundamente que não estão cientes do que fazem às suas crianças e vidas.
Os pais, os parentes, professores, conferencistas, instrutores, eles são os instrumentos, os sutis instrumentos de condicionar pessoas.
Os sacerdotes, os psicanalistas, estas são pessoas muito espertas e eficientes em condicionar. Elas conhecem toda a estratégia, sabem como manipular, distorcer, como lhe dar uma falsa personalidade e afastar sua essência.

Como sair dos condicionamentos?

1) Ir lá dentro de você e descobrir quem é você realmente. Qual a sua natureza, suas qualidades, seus dons, seus desafios. Para esta viagem interna é necessário se dar espaço DIÁRIO de silêncio, MEDITAÇÃO, introspecção. Espaços de autoconhecimento e esclarecimento. Ler, estudar, aprender, meditar, pois ignorar e ignorar-se é pura escravidão.

2) Estar 100% alerta e desperto. Meditar sobre nossas atitudes, sonhos e desejos e perceber quanto deles pertencem aos modelos de nossos pais, parentes e sociedade, e quanto deles pertencem REALMENTE à nossa alma.

3) Uma vez detectado, sair dos condicionamentos e entrar na sintonia do Ser essencial e descobrir o que é Ser feliz para Ele.

OSHO

Texto adaptado por Conceição Trucom
Química, Cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida.

Pão e Tulipas


O filme Pão e Tulipas conta a história de uma dona de casa que viaja de excursão com a família mas é esquecida pelo ônibus num restaurante de beira de estrada. Então ela aproveita a oportunidade para "tirar férias " da vida que levava: pega uma carona, vai pra Veneza e começa a excursionar sozinha por uma nova vida.
Ao sair do cinema, me lembrei de uma passagem do livro Ela É Carioca, de Ruy Castro. Lá pelas tantas, ele conta que determinada mulher havia viajado muito e freqüentado todas as festas, até que casou, teve três filhos e por pouco não se aquietou. "Se ela se distraísse, acabaria sendo feliz para sempre".
Ser feliz para sempre é o final que todos nós sonhamos para nossa história pessoal.
A personagem de Pão e Tulipas estava sendo feliz pra sempre, até que descobriu que a felicidade muda de significado várias vezes durante o percurso de uma vida. Ninguém sabe direito o que é felicidade, mas definitivamente, não é acomodação. Acomodar-se é o mesmo que fazer uma longa viagem no piloto automático. Muito seguro, mas que causa aborrecimento. É preciso um pouquinho de turbulência para a gente acordar e sentir alguma coisa, nem que seja medo.
Tem muita gente que se distrai e é feliz pra sempre, sem conhecer as delícias de ser feliz por uns meses, depois infeliz por uns dias, felicíssimo por uns instantes, em outros instantes achar que ficou maluco, então ser feliz de novo em Fevereiro e Março, e em Abril questionar tudo o que se fez, aí em Agosto ser feliz porque uma ousadia deu certo, e infeliz porque durou pouco, e assim sentir-se realmente vivo porque cada dia passa a ser um único dia, e não mais um dia.
Eu não gosto de montanha-russa, o brinquedo, mas gosto de montanha-russa, a vida. Isso porque creio possuir um certo grau de responsabilidade que me permite saber até que altura posso ir e que tipo de tombo posso levar sem me machucar demasiadamente: alto demais não vou, mas ficar no chão o tempo inteiro não fico.
Viver não é seguro. Viver não é fácil. E não pode ser monótono. Mesmo fazendo escolhas aparentemente definitivas, ainda assim podemos excursionar por dentro de nós mesmos e descobrir lugares desabitados que nunca colocamos os pés, nem mesmo em imaginação.

E estando lá, rever nossas escolhas e recalcular a duração de "pra sempre". Muitas vezes o "pra sempre" não dura tanto quanto duram nossa teimosia e nosso receio de mudar.

Para ser Amor


O amor liberta e significa libertação.
Quando o amor chega com uma lista de imposições, quando você vai ter que mudar isso, não vestir aquilo, deixar de ir aquele lugar, parar de fazer isso, e percebe que sua vida vai se transformar, pode apostar: é melhor sufocar esse "amor", melhor matar na raiz, antes que crie galhos.
Ora, o amor tem que ser uma troca gostosa,
um dar-se sem fim de motivos para ser feliz,
e quando começa com muitas regras, deixa de ser amor para ser um negócio, uma troca mediante contrato, e pode apostar que sempre acaba da pior forma possível.
Antes de reclamar da sua solidão, vale ressaltar que o velho ditado:
"Antes só do que mal acompanhado ",
É mais do que certo, é quase um mantra,
pois o que tem de casal junto e infeliz,
o que tem de gente que está se suportando,
vivendo na mesma casa sem se enxergar é brincadeira, é a pior forma de tortura mental, física e emocional...
Viva o amor sim, mas viva a liberdade,
o poder de ser quem você é, e se encantar com o que o outro é.
É esse encantamento, esse encontro de qualidades, que torna um relacionamento uma união indissolúvel.
Sem respeito e sem admiração, não é amor.
Com regras e imposições, é apenas tesão,
fogo breve da paixão, ou sua carência lhe deixando em apuros.
Para isso, só há um remédio:
esqueça!
Eu acredito em você.

Paulo Roberto Gaefke

Fracasso Aparente



Quando as coisas dão erradas
Ñ pense q todos os seus esforços foram em vão.
Talvez tudo foi para melhor,
Por isso, sorria...
E experimente outra vez.
Pode ser que seu aparente fracasso,
Venha a ser a porta mágica,
Que o conduzirá,
para uma nova felicidade,
Que antes vc jamais conheceu.
VC pode estar enfraquecendo para a luta,
Mais ñ se considere vencido,
Isto ñ quer dizer derrota.
Ñ vale a pena gastar o seu precioso tempo em lágrimas e lamentos.
Levante – se e enfrente a vida outra vez.
E se vc guardar em mente,
O alto objetivo de suas aspirações
Os seus sonhos se realizarão.
Tire proveito dos erros,
Colha experiências nas dores,
E então um dia vc dirá:
Graças a Deus,
Eu ousei experimentar outra vez.

A PAZ !

domingo, 18 de novembro de 2007

Aceitação de quem somos


A aceitação plena do que somos e do que temos hoje e a gratidão pelo que já conquistamos, são o primeiro passo para que o crescimento interior e a prosperidade se ampliem em nossa vida.

Muitas pessoas precisam vivenciar uma grande carga de sofrimento antes de abandonar a resistência à realidade do momento e aceitar aquilo que não pode ser mudado.

A aceitação promove o despertar da consciência do Ser, a transformação do sofrimento em paz interior.

Nada de bom pode ser construído a partir do medo, da raiva, da revolta, da critica e julgamento ao próximo, da ganância e do desejo de dominar o outro.

Todos estes sentimentos surgem do lado obscuro de nosso ser, o ego, que teme ser destruído se não for permanentemente alimentado por essas energias negativas.

Cabe a nós decidirmos se vamos mudar nosso interior - e consequentemente o mundo exterior - agora, ou se continuaremos adiando a possibilidade de alcançar a paz interior para um futuro remoto, que pode jamais chegar. Osho/Aninha