sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Mexa-se


Para reprogramar a nossa vida é preciso PARAR.
Olhar para nossas decisões passadas e entendermos o momento ruim que estamos atravessando.
A esta atitude pode-se dar o nome de Ato de Humildade.
Fácil de fazer?
Obviamente que não.
Neste momento procuramos buscar os culpados pelas situações que passamos.
Claro que para nós, todos os demais são culpados.
Esquecemos que tudo acontece porque permitimos.
Obviamente não se trata de uma tarefa fácil reprogramar uma vida.
Garanto contudo que é possível.
Faça uma lista do que você não quer mais para si e ponha as mãos à obra.
Sempre comece pelo mais difícil.
Resolvendo este, muitos deixarão de existir.
Nunca, durante o processo, se preocupe com o que os outros vão achar de suas atitudes.
Faça o que seu coração mandar, pelo menos uma vez na vida.
Para mim, isso chama-se cuidar da Auto-Estima, nunca será egoísmo.
Cuidado, não se trata de uma tarefa fácil, afinal todos estão acostumados com você da forma que lhes é conveniente...
Mexa-se. Saul Brandalise Jr./Aninha

VOCÊ VENCERÁ!

Olhe para frente e trace uma rua imaginaria.
Coloque seus amigos do lado direito e seus inimigos do lado esquerdo, eles agora estão a te observar.
Saiba: SEUS AMIGOS DE VERDADE SEMPRE VERÃO SEUS DEFEITOS MAS, ESTARÃO AO SEU LADO PELAS SUAS QUALIDADES, TORCENDO POR SUAS VITÓRIAS.
Seus inimigos, observarão suas qualidades mas, estarão eternamente relembrando seus erros, torcendo por uma derrota, criticando mesmo.
Agora, volte-se para o espelho: - Você tem o livre arbítrio de se colocar como seu próprio amigo, ou não.PARA SER SEU PRÓPRIO AMIGO, VOCE DEVERÁ SABER QUE NÃO É PERFEITO MAS, SUAS QUALIDADES, SUA VIDA, SEUS AMORES VALEM A PENA.
E, quanto aos seus inimigos, lembre-se: - NÃO PERCA SEU TEMPO COM ELES.
Concentre-se em seus objetivos;
VOCÊ VENCERÁ!
Descaut/Aninha

Necessidade de afirmação

Existem momentos na nossa vida em que todos nós gostamos de trocar idéias e mesmo ouvir opiniões de outras pessoas. É quando existe algum tipo de dúvida sobre qualquer assunto, ou quando se necessita de mais alguns dados para compor um certo quadro ou entender uma certa situação.
Contudo, existem pessoas que mais do que tudo precisam fortemente da opinião e da aprovação dos outros, com relação às suas atitudes, pensamentos, desejos, diretrizes, etc.
São pessoas inseguras, que não cresceram integralmente e cuja identidade e personalidade ficaram, em parte, sem desenvolvimento apropriado. Quando atingimos um grau adequado de desenvolvimento pessoal, passamos a saber lidar melhor com nossas emoções, já que as conhecemos todas e as expressamos adequadamente.
Desta forma, somos guiados e orientados por nossas emoções, agimos em concordância com os nossos sentimentos, e deixamos de reprimir aspectos que nos são importantíssimos. Com isso, automaticamente, prescindimos de aprovação das pessoas que nos cercam, pois nosso ponto de apoio e de referência é interior e não exterior.
Aquele que precisa sempre da aprovação externa, teme fortemente expressar seus desejos, pois eles poderão ir contra o desejo de quem está próximo e daí vir alguma censura. Assim, a cada dia mais, ele vai-se reprimindo, vai atuando contra si mesmo, vai abafando aspectos vitais de sua personalidade, com o intuito único de agradar e ser bem aceito.

Então, quando nossa identidade e nossa personalidade não se desenvolvem integralmente, e não sabemos lidar nem conhecemos nossas emoções, ficamos sem contato com uma parte importantíssima de nós mesmos.
Somente na medida que nos conhecemos é que nos libertamos de repressões impostas de fora para dentro. Essas repressões criam em nós uma dependência muito grande com relação a tudo o que é estabelecido, sem haver nenhuma espécie de questionamento. Se não questionamos nada, ficamos submissos ao que já existe, ficamos sem a independência de agir sozinhos.
Assim, precisamos da opinião e da aprovação de todos para tudo aquilo o que queríamos ser ou fazer. Quem não se empenha em crescer ficará assim sempre: atado aos outros e deixando atrofiar dentro de si sua independência e sua criatividade. Sandra Stela Greco/ Aninha

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Quem somos nós de verdade? ჱܓ

ܓ Resposta:
Já evoluímos o bastante para saber que o SER humano, não é apenas carne, osso e sangue, existe uma VIDA cheia de mistérios ou revelações mal compreendidas.

Quando estamos em busca de esclarecimentos, essa é uma das perguntas que fazemos.“Quem somos nós?”Até onde sabemos, todos tem uma personalidade, se começarmos a buscar as origens vemos que a personalidade não é nossa é falsa.

Por ex:Aprendemos tudo através da imitação, então copiamos comportamentos descontrolados de todos que estão a nossa volta. A MENTE consegue captar informações muito maiores das quais costumamos observar.

Ou seja, cada ambiente, pessoa, situação que agente esteja, cria uma impressão no subconsciente e começamos com o passar do tempo a se expressar daquela maneira inconscientemente, por isso perdemos o sentido da realidade e controle de nossas vidas vivendo uma ilusão por não ter a consciência que precisamos.

Temos uma parte da personalidade de nossos pais, que também copiou de seus pais, da escola, dos amigos e a maior parte formada pela cultura e pré-conceitos da sociedade em que nos programou para sermos robôs fazendo-nos esquecer o sentido da vida criando limites e objetivos egoístas, onde colocamos no exterior o desequilíbrio que carregamos conosco.

O que somos não é exatamente nós e sim uma montagem de outras pessoas. Essa persona é como se fossem máscaras e divide-se em “eus” psicológicos. Por isso devemos ir a busca do nosso SER, quem somos de verdade – O conjunto de VIRTUDES que a natureza nos oferece.

O que atrapalha o nosso SER agir livremente? São os defeitos (eus) psicológicos como: Ira, orgulho, egoismo, ansiedade, medo, pornografia etc. que forma todo o nosso interior de EGOS.

Cada "eu' tira uma virtude, por exemplo: Se temos muita IRA perdemos uma parte da PAZ, o ORGULHO tira a HUMILDADE, por isso não sabemos o que seria o AMOR, VIDA, a VERDADE.

È necessário fazer uma reforma no interior de cada um para começar a sentir as VIRTUDES que estão sendo tiradas pelo EGO. DESPERTANDO A CONCIÊNCIA para eliminá-los.

A grande reforma se deve a engenharia exercida em cada mente. A reforma interna, a desprogramação, é algo que tem que ser muito bem feita, se não, causa estragos incalculaveis.

É muito difícil pegar uma pessoa totalmente programada e mostrar que muitas coisas na qual ela acredita ser bom e ruim é algo programado por pessoas a seu redor. Não são muitos que tem o discernimento deste equilibrio.

A felicidade é uma programação. Todos nós podemos e devemos ser felizes, neste curto espaço de tempo que vivemos na terra. Mas, sempre o inconsciente prefere os problemas, as dificuldades. Esta é uma programação, comentou-se acima sobre o odio, rancor etc.

Estamos com a quarta dimensão aberta. Que tal ser mais humano, sensível a conhecimentos? Olhar as pequenas coisas, e sentir a grandiosidade de cada uma. Sentir que o amor não é apenas uma pequena palavra, mas sim um sentimento incalculável, assim como o perdão.

Admirar, o que a vida apresenta é uma arte. Entre para este mundo. A arte de viver, sentir, intensificar. É barbaro. Eu garanto. Podemos ser exatamente o que nós programarmos.

Basta querer. Descaut/ Aninha

A Chave Mestra - Osho



O homem consiste de três camadas: o corpo, a mais visível; o ser, a mais invisível; e a mente no meio.A mente é um bom mecanismo, mas não um bom mestre.

A mente pode servi-lo se você for o mestre e ela for a serva.

Contudo, se a serva se tornar o mestre e começar a lhe governar, esse é o estado de insanidade.

Eis porque digo que toda humanidade está normalmente insana.

O que é a mente?

É tudo emprestado, e emprestado de fontes diferentes: dos pais, dos vizinhos, dos professores, dos sacerdotes, das bibliotecas.

A fome dela é insaciável; ela vai engolindo todos os tipos de informações.

Essa informação pode ser contraditória, essa informação pode criar tensões, pode criar uma divisão ou muitas divisões.

Se você de alguma maneira puder manter seu equilíbrio, isso é insanidade normal.

A insanidade está presente, porém, ela é exatamente a mesma para todo mundo.

A menos que você chegue bem próximo de uma pessoa mais saudável, você não será capaz de achar a si mesmo insano.

O estado da não-mente é desconhecido para o ocidente, e é somente no estado da não-mente que a pessoa se torna cônscia daquilo que está além da mente...

Porque quando toda a tagarelice da mente cessa e não há mais ruído, a delicada pequena voz do ser é ouvida.

Pela primeira vez a pessoa torna-se cônscia: estou aqui, eu não estava naquele lugar lotado, sempre estive fora dele.

Um único momento de conhecer a si mesmo para estar acima da mente lhe deu uma chave mestra.

Agora a mente não pode nunca se tornar seu mestre.

E se a mente não puder nunca se tornar seu mestre, ela nunca poderá levá-lo à loucura.

Agora a mente não pode continuar acumulando tudo que ela desejar.

Uma vez que o ser se estabelece, a mente se torna muito submissa, imediatamente.

A meditação é uma rota direta para o ser.

Ela simplesmente transcende a mente.

E uma vez que você está centrado em seu ser, a mente, que ficava saltando para cima e para baixo fingindo ser seu mestre, subitamente se torna submissa; ela imediatamente silencia, abandona toda sua parafernália.

E um homem do ser pode usar a mente exatamente do mesmo jeito que você utiliza qualquer mecanismo.

Mas se o mecanismo começa a lhe usar, esse é um estado feio.

O homem deve lembrar que ele é o mestre de seu corpo e de sua mente.

Certamente o mestre tem que estar além de ambos...

Meditação leva você ao ser.

É uma rota direta para o além.

E uma vez que o mestre está lá, a mente se rende imediatamente.

Nessa rendição está a saúde, porque o mestre está em seu lugar e a serva está em seu lugar; a harmonia está restaurada.

E ser harmonioso é tudo que a saúde significa.

(Osho)

A Energia da Gratidão


Gratidão é um sentimento universalista, que nos conduz à maturidade espiritual. Quem possui um sentimento pleno de gratidão, por todas as coisas, torna-se feliz, otimista e produz energias sutis, de padrão elevado. Portanto, devemos exercitar a gratidão diariamente, percebendo que temos a oportunidade de agradecer a todo o momento, pois a gratidão independe da circunstância.
Não é preciso que alguém nos faça um favor ou nos dê um presente. O sentimento de gratidão é muito mais amplo e possui uma energia transformadora.

Que tal acordar e agradecer por mais um dia? Não importa se chove ou faz sol, se você é pobre ou rico. Cada vez que agradecemos por algo, criamos uma energia muito positiva ao nosso redor. Pois para cada sentimento, emitimos uma energia sentimental.

Vamos pensar em uma situação corriqueira: você está indo para o trabalho e tem que enfrentar o maior trânsito. Fica irritado e começa a reclamar de tudo: do trânsito, da cidade, do carro, dos outros motoristas etc. Nesse momento, que tipo de energia você está produzindo?

Gratidão gera gratidão, revolta gera revolta. Então, pense nas outras coisas que você poderia fazer enquanto está parado no trânsito: ouvir uma música, ler um livro ou relaxar. Pois é exatamente nas situações de adversidade que devemos praticar a gratidão. É muito fácil agradecer por um presente ou por um gesto de amor. Nós chegamos e partimos dessa vida sem nada. Tudo o que recebemos é um reflexo daquilo que estamos doando. A verdadeira espiritualidade consiste em reconhecer que nós já temos tudo o que precisamos para construir um mundo melhor.

Uma situação que parece ruim em um primeiro momento pode ter sido necessária para evitar acontecimentos piores. Existem várias histórias de pessoas que não morreram em acidentes aéreos, por exemplo, porque perderam o vôo naquele dia. Portanto, agradeça sempre e a todo o momento. Mesmo que você não saiba porque está agradecendo, exercite esse sentimento universalista. Quando agradecemos por tudo, estam estamos atraindo amparadores espirituais.

Exercite a gratidão no dia-a-dia e avalie como você vai se sentir e que situações vai vivenciar. Compartilhe esse sentimento com as pessoas e preste atenção em tudo o que acontece. Faça uma reflexão ao fim do dia. Com certeza, você terá transformado as pessoas e o ambiente ao seu redor. Cada um de nós tem pelo menos um motivo para agradecer: por estarmos aqui e pela oportunidade de evoluir a cada dia. Pois essa é, sem dúvida, a nossa missão aqui na Terra: evoluir.

Fonte: CEC

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Feng Shui Interior


Ninguém está livre da desorganização. A bagunça forma-se sem que se perceba e nem sempre é visível.
A sala parece em ordem, a cozinha também, mas basta abrir os
armários para ver que estão cheios de inutilidades.

De acordo com o Feng Shui Interior - uma corrente do Feng Shui que
Mistura aspectos psicológicos dos moradores com conceitos da
Tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes - bagunça Provoca cansaço e imobilidade, faz as pessoas viverem no passado,Engorda, confunde, deprime, tira o foco de coisas importantes,Atrasa a vida e atrapalha relacionamentos.


Para evitar tudo isso fique atento às OITO REGRAS PARA DOMAR A
BAGUNÇA

1. Jogue fora o jornal de anteontem.
2. Somente coloque uma coisa nova em casa quando se livrar de uma velha.
3. Tenha latas de lixo espalhadas nos ambientes, use-as e
Limpe-as diariamente.
4.Guarde coisas semelhantes juntas; arrume roupas no armário de acordo com a cor e fique só com as que utiliza mesmo.
5. Toda sexta-feira é dia de jogar papel fora.
6. Todo dia 30, por exemplo, faça limpeza geral e use caixas de
papelão marcadas: lixo, consertos, reciclagem, em dúvida, presentes, doação. Após enchê-las, jogue tudo fora.
7. Organize devagar, comece por gavetas e armários e depois
Escolha um cômodo, faça tudo no seu ritmo e observe as mudanças
Acontecendo na sua vida.
Divulgue essas dicas para o maior número de pessoas possível e
Mentalize que, quando todos colocarem essas regras em prática, o
Mundo será mais justo e mais belo.
Vamos tentar melhorar nossa energia pessoal. Atitudes erradas jogam energia pessoal no lixo.
Posicionar os móveis de maneira correta, usar espelhos para proteger a entrada da casa, colocar sinos de vento para elevar a energia ou ter fontes d'água para acalmar o ambiente são medidas que se tornarão ineficientes se quem vive neste espaço não cuidar da própria energia.
Portanto, os efeitos positivos da aplicação do Feng Shui nos
Ambientes estão diretamente relacionados à contenção da perda de
Energia das pessoas que moram ou trabalham no local. O ambiente faz a pessoa, e vice-versa.. A perda de energia pessoal pode ser
Manifestada de várias formas, tais como:

O falha de memória (o famoso "branco");
O cansaço físico, o sono deixa se ser reparador;
O ocorrência de doenças degenerativas e psicossomáticas.
Para economizar energia, o crescimento pessoal, a prosperidade e a satisfação diminuem, os talentos não se manifestam mais por falta de
Energia, o magnetismo pessoal desaparece, medo constante de que o
Outro o prejudique, aumentando a competição, o individualismo e a
Agressividade, falta proteção contra as energias negativas e aumenta
O risco de sofrer com o "vampiro energético".


Veja uma lista de atitudes pessoais capazes de esgotar as nossas
Energias.
Conheça cada dessas ações para evitar a "crise energética
Pessoal".

1. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo
Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o
Lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a
Competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos
básicos para a manutenção da saúde energética.

2. Pensamentos obsessivos
Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um
Problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem
não tem domínio sobre seus pensamentos _ mal comum ao homem
Ocidental _ torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que
Poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar
Ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de
Pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles.
Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as
Energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais
Negatividade para nossas vidas.

3. Sentimentos tóxicos
Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim
Como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à
Toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso
acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a
Felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e
Culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por
outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a
confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a
alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para
empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

4. Fugir do presente
As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a
tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: "bons
Tempos aqueles!", costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se
apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem
esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro
Lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro,
Depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou
Nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos
Construir nossas vidas.

5. Falta de perdãoPerdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o
que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos
bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as
feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma
atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos
livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e
si mesmo, fica "energeticamente obeso",carregando fardos passados.

6. Mentira pessoalTodos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita
Energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para
sermos nós mesmos:
a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso,
o pai enérgico, o mártir e o intelectual.
Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

7. Viver a vida do outroNinguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais,
evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e
Saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos
Resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do
Outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é
recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria
Vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

8. Bagunça e projetos inacabados A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e
Emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a
Casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer
Uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não
Resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro
"escape" de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele
Trabalho que não concluiu, ele lhe "diz" inconscientemente: "você
não me terminou! Você não me terminou!" Isso gasta uma energia
Tremenda.. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai
Concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O
Desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação
farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos
E que apenas consumirão seu tempo e energia.

9. Afastamento da naturezaA natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos
Limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que
Habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados,
vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade,
O individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse
Quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são
sugados em suas energias vitais

O Perdão - Um Conto Budista



Dois monges cuidavam do jardim do templo. Um deles estava podando o roseiral quando, num momento de descuido, os espinhos rasgaram a manga de seu hábito e feriram seu braço, fazendo-o sentir muita dor. O monge, então, olhou para o roseiral e disse:

- Eu te perdôo.

Algum tempo depois, o segundo monge também se aproximou do roseiral e feriu o braço, o que o levou a sentir muita dor. Olhando para as rosas, ele disse:

- Não há nada a perdoar.

Ao voltarem para o templo, os dois monges perceberam que ambos tinham ferimentos semelhantes. Ao conversarem sobre o que havia acontecido, um começou a questionar a atitude do outro. Como não conseguiram chegar a uma conclusão sobre qual deles tinha agido da maneira certa, decidiram contar o episódio ao abade do templo e pedir sua opinião.

- Você foi arrogante, disse o abade ao primeiro monge. - E você agiu certo, disse ele ao segundo monge.

O primeiro monge ficou surpreso e questionou o abade.

- Como assim? Então não devemos perdoar sempre? Por que eu errei ao perdoar o roseiral que me feriu?

O abade respondeu:

- Devemos perdoar sempre, desde que exista algo para perdoar. O roseiral é um ser inanimado, que não se move por vontade própria. Ele não feriu você deliberadamente, nem poderia. Você é que se descuidou e se feriu no roseiral. Ao dizer que o perdoava, você atribuiu a ele uma culpa que ele não tem. Com isso, você ignorou sua responsabilidade como ser consciente que é e ainda usou o perdão como demonstração de superioridade. Isso é arrogância.

Talvez nossos conflitos acerca do perdão pudessem ser resolvidos mais facilmente se, antes de debatermos se devemos ou não perdoar, refletíssemos, em primeiro lugar, se realmente existe algo a ser perdoado.

Conto budista


Luz, Paz e Compaixão

Os Chacras e os Processos Emocionais


A palavra chacra vem do sânscrito e significa roda. Os chacras captam, processam e exteriorizam energias. Temos sete chacras principais (básico, esplênico, umbilical, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário). Os três chacras mais baixos – básico, esplênico e umbilical - são responsáveis pelos nossos processos emocionais, primitivos, reativos, subconscientes e pela busca ao passado. Os três chacras superiores são responsáveis pelos processos racionais, lógicos, conscientes e lidam com o momento presente e futuro (pré-cognicões, por exemplo). O chacra cardíaco é o chacra do sentimento, da continuidade e harmoniza todos os demais. Todos os chacras são responsáveis pelo nosso contato com o mundo exterior e manifestações. Os nossos sentidos são o resultado da absorção de energia por um ou mais chacras: visão, audição, paladar, olfato e tato.
Nós usamos todos os chacras o tempo todo, mas em cada situação, um deles prevalece: para pensar, usamos, por exemplo, o chacra frontal. Para falar, o chacra laríngeo. Quando brigamos com alguém, estamos ancorados no umbilical e se partimos para a agressão física, provavelmente já estamos no chacra básico. Por outro lado, momentos de relaxamento e reflexão estimulam o funcionamento dos chacras cardíaco, frontal e coronário. Isso também acontece quando ouvimos uma música clássica, lemos uma poesia e procuramos entender e aceitar todas as pessoas. Para exercer o verdadeiro Amor, precisamos trabalhar com os chacras coronário e cardíaco e, assim, seremos capazes de aceitar as pessoas como elas realmente são. A nossa aura é formada pela exteriorização da energia dos chacras, incluindo todos os nossos pensamentos e sentimentos. Por isso, devemos gerar sempre energias de bom padrão. O chacra cardíaco é o divisor entre os chacras inferiores e superiores e a velocidade dele é compatível tanto com os chacras inferiores quanto com os superiores. É exatamente por isso que ele possui a capacidade de administrar todos os chacras. Além disso, uma pessoa que trabalha com o chacra cardíaco consegue se relacionar bem com qualquer tipo de pessoa.

Cada chacra absorve e processa um padrão diferente de energia. Nascemos com a consciência ancorada no chacra básico e devemos trabalhar para subir um chacra a cada setênio, até chegar ao coronário. A maioria das pessoas não consegue sair dos três chacras mais baixos. Em todos os relacionamentos ocorre troca de energia. E, nessa troca, podemos ganhar ou perder, mas dificilmente ficamos neutros. Portanto, devemos priorizar os chacras superiores e, assim, realizar trocas saudáveis. Dessa forma, estaremos trabalhando pela própria evolução, tendo ao nosso lado a companhia de amparadores espirituais.

fonte:CEC

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO

“O Ser humano consciente não está preocupado em combater o mundo que há, mas em criar o mundo que poderia ser".

Toda desarmonia resulta da tentativa do ego humano para afirmar sua superioridade perante outra pessoa. Se todos os seres humanos procurassem se harmonizar com sua Presença Eu Sou, todas as contendas acabariam. A competição imposta pela nossa sociedade faz com que a maioria das pessoas meça o seu próprio valor pelo desvalor dos outros; são pessoas que para brilharem mais intensamente, necessitam apagar as luzes alheias.

Os empreendimentos humanos têm sido contaminados por uma corrente quase contínua de desordens, confusões, desarmonias e conflitos, por causa dessa incompreensão. Inclusive os empreendimentos religiosos, ou obras sociais, nos têm dado poucos exemplos de um caminho melhor. E qual a razão dessa mania de maledicência, de falatórios que redundam em tolices, em conversas inúteis e desgastantes?

A BOCA FALA DO QUE ESTÁ CHEIO O CORAÇÃO (Evangelho de Lucas)

A causa maior desse desajuste é a falta de consciência de si mesmo, como indivíduo que tem sua real importância dentro da Unidade. A falta de conexão com a unidade interna faz do homem uma pessoa não realizada, e ao diminuir o valor dos outros, ele tem a ilusão de aumentar o seu valor próprio.

Os homens deveriam olhar para dentro de seu eu humano e verificar hábitos ou criações que estão aí e que necessitam ser extirpados, pois é apenas recusando permitir por mais tempo a existência de hábitos tais como julgar, condenar e criticar que ele pode ser liberto dos carmas negativos e estes, que são difíceis de neutralizar, acabam por não compensar as boas ações do indivíduo, gerando formas pensamento na atmosfera já tão saturada de energias negativas.

A verdadeira atividade de todo ser humano, mas, principalmente, daqueles que têm a pretensão de criar grupos de trabalhos ligados a causas sociais, filosóficas e espirituais, antes que obtenham a condição de ser Mensageiros dos Seres de Luz, a serviço no planeta, é aperfeiçoar seu próprio mundo, e ele não poderá fazer isso, enquanto notar imperfeição no mundo de outro Filho de Deus.

Aqueles que possuem luz própria não necessitam apagar ou diminuir as luzes dos outros para poderem brilhar.

Portanto, um dos mais importantes requisitos de um servidor da Luz é manter a harmonia de sentimentos. O poder de livremente ceder e superar está entre as grandes qualidades espirituais do homem.

A rapsódia da alma humana torna-se sublime quando expressa harmonia. Falar mal das misérias alheias é um prazer sutil e sedutor e o veneno destilado, que é invisível a olho nu, atua no ambiente contagiando o corpo emocional dos presentes e causando mal estar. Infelizmente, uma pessoa de saúde moral precária facilmente sucumbe a essa epidemia.

A palavra é o instrumento mais valioso para o intercâmbio entre os homens e para a manifestação de suas vontades, porém, nem sempre tem sido utilizada devidamente. Poucos são os homens que se valem desse precioso recurso para construir esperanças, balsamizar dores e traçar rotas seguras. O mero desejo de elevar-se não é suficiente para que eles consigam levar adiante seu compromisso com a sua própria Luz interior.

Então, é necessário que procurem evitar conversações inúteis sobre seus semelhantes e sim, tentar de forma imperceptível, conduzir a atenção dos envolvidos a um aspecto positivo, de modo que a conversação se transforme em um amoroso e pacífico entendimento e respeito mútuo.

Cabe às pessoas lúcidas e de bom senso, não dar oportunidade para que o veneno da maledicência se alastre. Nenhum passo tem importância vital como o de colocar perante a humanidade o Conhecimento Superior, Sua Fonte de Vida e seu Poder Transcendente.

Será maravilhoso ver como esta simples, ainda que poderosa Verdade, quando pode ser divulgada e praticada por muitos, trará para o mundo paz, amor, saúde e prosperidade.

A pureza de propósito é indício da transparência de motivos daqueles que possuem a consciência de sua responsabilidade como mensageiros dos seres de luz – um sentido perfeito do desígnio divino e um desejo abnegado de levá-lo a cabo para a glória de Deus e para o bem dos homens.

Eles nunca se deixam arrastar pela fraqueza, nem por imposição de muitos egos. Suas palavras são como gotas de luz, dirigindo conflitos e resolvendo dificuldades. A recompensa vem sob forma de proteção e está acima da compreensão humana.

Todo ser humano que puder compreender que nenhuma ignorância da atividade externa, como falatórios, tem poder de perturbá-lo, ainda que dirigida a ele próprio, terá feito um esforço enorme para conservar o terreno conquistado, permanecendo firme diante de tudo que possa desencaminhá-lo.

Mestre El Morya diz: "Vigiai-vos, não permitindo conversas inúteis que resvalam por caminhos errados, porquanto críticas maldosas já causaram muita inimizade e desunião, principalmente, quando tais falatórios ocorrem na ausência das pessoas atingidas.

Vizualizai-vos levantando o Cetro da Luz com a mão esquerda, enquanto ergueis a mão direita e usais com firmeza e convicção, a Espada Flamejante do Arcanjo Miguel para seccionar o mal, onde quer que ele persista".É importante reconhecer que a verdadeira transformação do universo não vem do que fazemos, mas da consciência com a qual o fazemos. - stu/Vera Godoy/ Aninha

domingo, 14 de outubro de 2007

Como mudar seu mundo em 1 minuto...


Como mudar seu mundo em 1 minutoDiferença Positiva ©1993-2005

Grande parte das pessoas que encontro em eventos, viagens e com as quais tenho contato em reuniões, sempre parte do princípio de que o mundo delas é o problema -- nunca elas próprias. Quando tento explicar que parte dos problemas podem vir dos paradigmas dessas pessoas, geralmente elas não gostam muito.

Será o seu caso?
As coisas não mudam. Nós mudamos."

Frase acima é de Henry David Thoreau. O texto, abaixo, de Aldo Novak
Para republicar este texto, leia explicação ao final deste boletim
Talvez o mundo mude amanhã. Mas isso não é provável. As mudanças no mundo são lentas, apesar de toda a corrida que alguns de nós enfrentamos todos os dias.

Ainda assim, seu mundo pode mudar de modo impressionante, nas próximas 24 horas. Na verdade, pode mudar na próxima hora. Porque tudo o que você está vendo, sentindo e tudo ao que você está reagindo, o faz porque existe um mundo real e um mundo "filtrado".
forma como vemos o mundo é chamada de "paradigma", palavra grega que foi "reapresentada" ao mundo científico por Thomas Kuhn em seu livro "A Estrutura das Revoluções Científicas"(1), que mostrou que todas as grandes revoluções aconteceram devido a mundanças na forma de ver o mundo, na ruptura com o modo como estávamos olhando para o universo. A ciência não mundou, depois de Kuhn, nós mudamos.

Essa é a parte curiosa. Todos nós filtramos o universo de acordo com nossas próprias expectativas, crenças e princípios de vida. Por isso, uma mesma cena pode comover uma pessoa e não causar absolutamente nada em outra. Cada uma delas teve uma diferente reação àquilo que viu com um filtro mental diferente.

Stephen R. Covey, conta uma história que viveu no metrô de Nova York. Veja o que quero dizer:

"Eu me recordo de uma mudança de paradigma que me aconteceu em uma manhã de domingo, no metrô de Nova York. As pessoas estavam calmamente sentadas, lendo jornais, divagando, descansando com os olhos semicerrados. Era uma cena calma, tranqüila.

Subitamente um homem entrou no vagão do metrô com os filhos. As crianças faziam algazarra e se comportavam mal, de modo que o clima mudou instantaneamente.
O homem sentou-se a meu lado e fechou os olhos, aparentemente ignorando a situação. As crianças corriam de um lado para o outro, atiravam coisas e chegavam até a puxar os jornais dos passageiros, incomodando a todos. Mesmo assim o homem a meu lado não fazia nada.

Ficou impossível evitar a irritação. Eu não conseguia acreditar que ele pudesse ser tão insensível a ponto de deixar que seus filhos incomodassem os outros daquele jeito sem tomar uma atitude. Dava para perceber facilmente que as demais pessoas estavam irritadas também. A certa altura, enquanto ainda conseguia manter a calma e o controle, virei para ele e disse: – Senhor, seus filhos estão perturbando muitas pessoas. Será que não poderia dar um jeito neles?

O homem olhou para mim, como se estivesse tomando consciência da situação naquele exato momento, e disse calmamente:

– Sim, creio que o senhor tem razão. Acho que deveria fazer alguma coisa. Acabamos de sair do hospital, onde a mãe deles morreu há uma hora. Eu não sei o que pensar, e parece que eles também não conseguem lidar com isso.

Podem imaginar o que senti naquele momento? Meu paradigma mudou. De repente, eu vi as coisas de um modo diferente, e como eu estava vendo as coisas de outro modo, eu pensava, sentia e agia de um jeito diferente. Minha irritação desapareceu. Não precisava mais controlar minha atitude ou meu comportamento, meu coração ficou inundado com o sofrimento daquele homem. Os sentimentos de compaixão e solidariedade fluíram livremente.

O mundo não mudou, não é? Mas você mudou, ao ler o texto. Mudou de paradigma, e isso causou uma diferente reação em seu corpo. Você e eu nunca vemos a realidade total. Vemos apenas uma parcela dela, que selecionamos, em grande parte inconscientemente.

A única prisão real que você têm, está em cima dos seus ombros. E só você tem a chave mestra. Como afirmava Henry David Thoreau: "as coisas não mudam; nós mudamos".
Aldo Novak, autor do texto, é coach & conferencista.
Diretor da Academia Novak do Brasil
Colaboração: Silvia Goes