sábado, 13 de outubro de 2007

A Bondade Verdadeira...


"E para se fazer o bem,
este tem que ser feito do CORAÇÃO,
não pelo DEVER, como pregam muitas religiões.
Tem que sentir.
Ou eu tenho o sentimento, ou não vou fazer e ponto final.
Não adianta a generosidade hipócrita."


Calunga

Tire a Importância!


Tire a I M P O R T Â N C I A .

TUDO o que você dá importância cresce, vivifica.

TUDO o que você tira a importância diminui e morre.

Acostume-se a rir das coisas, pois tudo que você leva muito a sério você dramatiza.

E tudo que vc dramatiza vira problema!

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

HUMILDADE


Não pense que se você for humilde outros pisarão em você. É quando não há humildade que você facilmente fica influenciado pelos outros e as coisas parecem difíceis.
Com humildade você sabe internamente que sua meta será alcançada, independente do que os outros dizem ou pensam. Uma pessoa humilde nunca sente que tem de se curvar aos outros.
A cabeça não fica lá em cima nem lá em baixo, simplesmente segue em frente, como um anjo.
Humildade revela a sua verdade. Se diz que a humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta.
É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”, contrastando com os que, orgulhosos das conquistas da razão no mundo das ciências positivas, negam Deus e a imortalidade da alma.
Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.
Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra", ao analisarmos esta frase, encontramos material suficiente para apreender sobre a humildade:
Filhos da Terra: sentimo-nos oprimidos sabendo que nosso lugar não é aqui, fomos criados a imagem e semelhança do Criador, descemos por nosso próprio livre arbítrio , devendo retornar através do nosso esforço e trabalho, fazendo florescer as virtudes latentes em nossa alma.
Se diz que a humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta.
Ela torna as virtudes discretas, despercebidas de si mesma. A humildade não é depreciação de si mesmo, não é ignorância com relação ao que somos, mas ao contrário, se tem conhecimento exato do que não somos. Se apresenta com humildade, sem que a vaidade se manifeste.
Podem-se encontrar diferentes graus de humildade, como também falsas humildades, pode-se ser humildade em breves momentos, ante algo que nos parece grandioso.
São falsas humildades: Aqueles que se rebaixam ante os outros querendo parecer humildes, porém estão cheios de ressentimentos, inveja ou ambição.
Outra falsa humildade é não reconhecer ou não acreditar em seu real valor e se sentir inferior, pode até possuir humildade porém se inferioriza a tal ponto ante seus semelhantes, sentindo grande sofrimento em seu interior, este ser não respeita a sua dignidade.
Ter humildade não significa ser servil.
Ter humildade não é significado de fraqueza.
Pode-se ser humilde sem se depreciar ou reconhecer os valores de cada um.Mas, a verdadeira humildade, é aquela que o homem tem consciência e possui uma convicção do que ele é, da sua capacidade, da sua força ou da sua fraqueza, compreende a sua inferioridade, reconhece seus limites mas, não sofre por isso, se esforça e trabalha para ser melhor e procura constantemente seu aperfeiçoamento físico, moral e espiritual.
Ser humilde é saber ir até o ponto de não interferir nos outros, ser humilde é não entrometer-se na vida dos outros.
Esta humildade, esta consciência, este sentimento se adquire lentamente pelo trabalho interior ou pode ser provocada pelo recolhimento da existência de algo superior em nós mesmos, reconhecer a grandeza de Deus, o Ser Supremo, das suas Forças Universais ou das leis que as regem, ante essa compreensão e reconhecimento interior há humildade, reverência à grandeza do Criador.
A verdadeira humildade sempre está acompanhada de outras virtudes: caridade, misericórdia, amor, verdade e compaixão.
O Reparador deixou grandes ensinamentos de humildade: ao lavar os pés dos seus discípulos, assim como nos ensinou o amor ao próximo e a caridade, quando mitigava o sofrimento dos pobres.
Suas bem-aventuranças são os humildes que alcançam o Reino dos Céus, humildes no coração, nos sentimentos e na alma.
O homem pode nascer com tendências à virtude da humildade, pode nascer humilde, como também pode trabalhar para adquiri-la.
A humildade é uma virtude que atua sem ilusão, sendo guiada pela razão. Um bom conhecimento teórico da humildade favorecem o aprofundamento nesta virtude assim como também o conhecimento exato de nossas limitações.
A humildade produz no interior do homem alegria, paz e serenidade, todo o ser tem conformidade do que ele realmente é e se sente satisfeito em sua fraqueza.
A força da virtude está na alma e não precisamos ser santos para ter humildade, afastando o orgulho, a vaidade, a prepotência e o egoísmo, tal como disse Davi em seus Salmos: "oferecendo o arrependimento ao Senhor, de nossas faltas, seremos melhores".
É neste ser que encontramos eloqüente expressão de humildade a virtude que o coroou com majestade.
Quando Deus disse a Davi que Ele o tinha escolhido para ser rei, Davi prostrou-se diante de Deus e exclamou: "Nada fiz de merecedor, todas as minhas realizações foram inteiramente as Tuas ações".

Humildade, uma qualidade!

A humildade é preciosa aos olhos de Deus e revela que quem a possuir será mais e mais abençoado e agraciado com os Seus cuidados; ela conserva a alma na tranqüilidade e contentamento, mesmo em meio às dificuldades diárias e gera a paciência e resignação nos momentos mais difíceis possíveis.
Pode-se defini-la como “um sentimento que leva a pessoa a reconhecer suas próprias limitações; modéstia; ausência de orgulho”. (“Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores tanto quanto a vocês mesmos”.
A humildade é um sentimento de extrema importância no coração do homem que procura santificar-se, na realidade, sem esta evidência do caráter de Cristo, é impossível servir integralmente ao Eterno. Aninha

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Dez Passos para se Amar - Louise Hay


1 - Parem com toda a crítica - A crítica nunca muda coisa alguma. Recusem criticar-se. Aceitem-se exatamente como vocês são. Todos mudam. Quando vocês se criticam, suas mudanças são negativas. Quando se aprovam, suas mudanças são positivas.

2 - Não se alarmem - Parem de se aterrorizar com seus pensamentos. Encontrem uma imagem mental que lhes dê prazer e imediatamente desviem os seus pensamentos para algo agradável.


3 - Sejam gentis, bondosos e pacientes - tratem-se com paciência, gentileza e bondade. Tratem-se como fariam com alguém a quem amassem.

4 - Sejam gentis com sua mente. Odiar-se é somente odiar os seus próprios pensamentos. Mudem gentilmente os seus pensamentos para pensamentos mais amorosos.

5 - Elogiem-se. A autocrítica deprime o espírito interior. A exaltação o edifica. Afirmem a vocês mesmos como é apropriado o que estão fazendo com tudo.

6 - Apoiem-se. Aproximem-se dos amigos e permitam com que eles os ajudem. Ser forte é pedir por ajuda quando mais precisam.

7 - Sejam amorosos com seus pontos negativos - Reconheçam que os criaram para satisfazer uma necessidade. Agora estão encontrando novas maneiras positivas de preencherem estas necessidades. Liberem os velhos padrões.

8 - Cuidem do seu corpo - Aprendam sobre nutrição. O que o seu corpo necessita para ter a energia e a vitalidade ideal ? Aprendam sobre exercícios. Estimem o templo em que vocês vivem.

9 - Trabalho do Espelho - Olhem dentro dos seus olhos freqüentemente. Expressem o sentido crescente do amor que sentem por vocês mesmos. Perdoem-se por tudo, enquanto se fitam no espelho. Uma vez ao dia digam, "Eu amo você" para vocês mesmos no espelho.

10- Façam-no Agora - Não esperem até que vocês fiquem bem, percam peso ou recebam um novo emprego. Comecem agora, façam o melhor que puderem.


Extraído do Livro "Criando uma Abordagem Positiva" por Louise Hay

A Prisão do Apego


O apego a coisas, pessoas e situações é um dos mais fortes obstáculos ao nosso processo de individuação. Conectar-se com nosso verdadeiro ser e direcionar nossa vida por sua sabedoria, implica, necessariamente, em que nos libertemos de toda forma de apego.

O apego é uma armadilha da mente e do ego que nos faz acreditar que sem a pessoa, o objeto ou a situação à qual nos apegamos, jamais poderemos ser felizes.

Nas relações afetivas é onde a dependência e o apego mais nos enredam. Acreditamos, de forma ilusória, que nossa felicidade depende daquela pessoa, e que ao ausentar-se de nossa vida, ela leva consigo toda e qualquer possibilidade que temos de sermos felizes.

Necessitar de alguém como do ar que é essencial à nossa sobrevivência, é uma doença emocional, da qual só podemos nos curar se tivermos consciência do problema e agirmos no sentido de alcançar a libertação.

Enquanto não nos convencermos de que ninguém, a não ser nós mesmos, pode garantir nossa serenidade e nosso equilíbrio interior, continuaremos presas fáceis das armadilhas do apego.

Visto que é impossível controlarmos a mente do outro, seus desejos e necessidades, colocar nossa chance de felicidade na dependência de suas atitudes é o caminho mais fácil para o sofrimento.

Libertar-se exige o desenvolvimento de nossa auto-estima e uma profunda confiança de que sempre será possível renascermos para uma nova vida, desde que estejamos abertos para isto com o entusiasmo e a alegria de uma criança.

“Amor e a capacidade de estar só
Você deveria ser capaz de estar só, completamente só e, ainda assim, tremendamente feliz. Então, você pode amar. Então, seu amor não é mais uma necessidade, mas um compartilhar, não mais é uma carência. Você não se tornará dependente das pessoas que você ama. Você compartilhará - e compartilhar é bonito.
Mas o que comumente acontece no mundo é: você não tem amor, a pessoa que você pensa que ama não tem nenhum amor em seu ser também, e ambas clamam pelo amor do outro. Dois mendigos mendigando entre si. Como resultado, as brigas, o conflito, a contínua rixa entre os amantes - a respeito de coisas triviais, coisas imateriais, coisas estúpidas! Mas continua-se brigando.


O conflito básico surge porque o marido acha que não está recebendo o que tem direito de receber, a mulher acha que não está recebendo o que tem direito de receber. A mulher acha que foi enganada e o marido também acha que foi enganado. Onde está o amor?
Ninguém está preocupado em dar, todo mundo quer receber. E quando todo mundo está atrás de receber, ninguém recebe. E todo mundo se sente perturbado, vazio, tenso.

A fundação básica está faltando, e você começa a construir o templo sem a fundação. Ele irá cair, desabar a qualquer momento. E você sabe quantas vezes seu amor ruiu. E, ainda assim, você prossegue fazendo a mesma coisa repetidamente. Você vive em tal grau de inconsciência! Você não vê o que você tem feito à sua vida e à vida das outras pessoas. Você continua, como um robô, repetindo o velho padrão, sabendo perfeitamente bem que você já fez isso antes. E você sabe qual tem sido, sempre, o resultado. E lá no fundo você também está ciente de que vai acontecer o mesmo novamente - porque não há nenhuma diferença. Você está se preparando para a mesma conclusão, o mesmo colapso.

Se há algo que você deve aprender do fracasso do amor, é: torne-se mais consciente, mais meditativo. E por meditação eu quero dizer a capacidade de estar alegre sozinho. Muito raras pessoas são capazes de estarem felizes sem absolutamente nenhuma razão - simplesmente sentar-se em silêncio e completa felicidade! Os outros acharão essas pessoas loucas, porque a idéia de felicidade é que ela tem que vir de alguém. Você encontra uma linda mulher e você fica feliz, ou você encontra um homem belo e você fica feliz. Sentar-se em silêncio em seu quarto e feliz?! Feliz desse jeito!? Você deve estar louco!As pessoas vão suspeitar que você está usando alguma droga, que você está chapado.

Sim, a meditação é o LSD definitivo. Ela está liberando seus poderes psicodélicos. Está liberando seu próprio esplendor aprisionado. E você se torna tão alegre, surge uma tal celebração em seu ser, que você não necessita de nenhum relacionamento. Você pode se relacionar com as pessoas... E esta é a diferença entre relacionar-se e relacionamento: relacionamento é uma coisa: você se apega a ele; relacionar-se é um fluxo, um movimento, um processo. Você encontra uma pessoa e você ama, porque você tem muito amor disponível”.Osho, do livro The Dhammapada.

Texto de: :: Elisabeth Cavalcante ::

O Poder de Cura do Perdão...


Perdoar. Como é difícil entender aquela pessoa que nos maltratou, nos agrediu, nos decepcionou! Muitas vezes dizemos mentalmente "Meu Deus, sei que é preciso perdoar, mas não consigo". O que fazer? Muitas vezes, também, caímos na culpa, mas continuamos não perdoando e para nos livrarmos dessa angústia, preferimos culpar totalmente o outro, nos isentando da nossa parcela de erro. Em outras situações acontece o contrário: perdoamos tudo. Pessoas nos agridem, nos maltratam, não respeitam os nossos valores e permanecem sempre praticando os mesmos erros sem se modificar como se fossemos obrigados a aceitá-los, num processo neurótico de vítima e algoz. E perdoamos, perdoamos indefinidamente, suportando e admitindo aquela situação, buscando desculpas para justificar para nós mesmos e para os que nos rodeiam o porque da nossa escolha. Estamos sempre nos extremos, ora presos ao rancor e
ressentimentos, ora presos ao medo da perda, o que nos leva a fechar os olhos aos que nos rodeiam, porque temos medo de nos responsabilizar pela nossa própria vida. O mundo é apavorante! Mas não podemos nos esquecer que esse mundo é sempre um reflexo de nós mesmos. Se nos modificarmos e entendermos o porque dos nossos medos e inseguranças esse "mundo" será diferente para nós. Perdoar não é ser complacente com os erros dos outros e aceitar tudo que nos fazem, ou benevolentes demais conosco, num processo de fuga da nossa responsabilidade. Jamais podemos esquecer que cada ser humano é responsável por si mesmo no seu processo de individuação. Avaliamo-nos e aos outros conforme as crenças que trazemos baseados num código moral que fomos desenvolvendo ao longo dos tempos, e também através da nossa relação com a família e com o meio e, nem sempre, essa "consciência" adquirida condiz com a realidade. Geralmente, há necessidade de nos distanciarmos de pessoas que nos causam
problemas ou sofrimentos e isso não quer dizer que não nos importemos com elas, mas que temos amor por nós mesmos, porque quem se ama não se permite ser colocado em situação humilhante ou de padecimentos. Esse distanciamento não quer dizer rancor ou ressentimento, mas compreensão e aceitação. Estamos todos num processo de evolução tendo esse entendimento ou não. Cada um de nós está num patamar evolutivo e, por conta disso, temos que entender que somos seres falhos, mesmo porque o erro e a sua conseqüente correção é o que nos leva a um plano superior. Perdoar é ter compaixão com nós mesmos e com o semelhante. Devemos estar abertos para a compreensão e aceitação dos nossos erros e os dos outros. É ter esse outro que nos fez mal no nosso coração, mesmo longe de nós. É muito comum, ao nos depararmos com nossos erros, cairmos na culpa. Muitas vezes é tão forte esse sentimento que caímos na tristeza e até em depressão. Ficamos na angústia de querer corrigir o erro e,
conseqüentemente, não nos perdoamos. Se simplesmente deixarmos de fazer ou dizer alguma coisa, ou falamos demais, encaramos isso como falha nossa. Então surge a culpa e mais uma vez não nos perdoamos. Não entendemos que naquele momento em que o fato aconteceu não nos era possível ser de outro jeito. Se fosse possível sermos perfeitos o tempo todo, não sofreríamos. Só perdoaremos o outro, se perdoarmos a nós mesmos. O auto-perdão é condição essencial para que a generosidade e a compaixão possam surgir em nós. Devemos ter a coragem de olhar a nossa imperfeição e a dos outros com humildade. Predispormo-nos a nos conhecer profundamente e com objetividade, entendendo que a perfeição já existe em nós, uma vez que somos divinos, embora essa divindade esteja escondida pelas camadas do eu inferior. Na verdade temos dificuldade para perdoar porque nos achamos superiores, muito importantes. Não suportamos encarar as nossas misérias interiores e as mascaramos com uma superioridade
falsa. Só quando resolvermos olhar o nosso eu inferior de frente, estaremos mais abertos para nos perdoar e conseqüentemente ao próximo. Os Mestres dizem para nos apropriarmos da Luz Dourada, que é nossa, já que é um atributo de Deus, ensinando-nos a visualizar um campo de energia luminosa, na cor de ouro e a entrar nesse portal. Faça isso, e nesse momento repita para si mesmo que se perdoa e mande essa Luz para todas as pessoas as quais precisa perdoar. Só através do perdão poderemos encontrar a paz que tanto buscamos e a cura para os nossos males.

Texto de Cristina Azeredo

Harmonize seu lar


Abra portas e janelas e comece uma limpeza.
Inicie pelo guarda-roupa e armários, tire tudo e só guarde o que está realmente precisando.
Faça isso em todas as dependências da casa ou escritório.
Lembre-se, só deve ficar o necessário!
Roupas e objetos que estão sem uso perdem a função e bloqueiam o fluxo de energia.
O feng shui explica que a falta dessa energia adoece a casa, você e sua família.
Coma bem.
Respeite os momentos das refeições.
Preste atenção no que está fazendo.
Evite falar sobre problemas.
Acalme-se, olhe para o seu prato e lembre-se: o que está ingerindo irá para o interior das suas células e será parte de você, tanto física como mentalmente.
Preste atenção em você
Perceba os seus pensamentos. ao longo do dia você tem milhares de pensamentos negativos e positivos.
Você não é os seus pensamentos, mas eles têm uma enorme força sobre a sua vida.
Se você tem mais pensamentos negativos, isto demonstra que você é uma pessoa negativa e as pessoas e situações que você atrai também estão na mesma freqüência de negatividade.
Você pode mudar a sua vida, mudando a qualidade de seus pensamentos.
Mas quando o pensamento negativo lhe assaltar a mente, repita por sete vezes: "este pensamento não tem força sobre mim".
Com o tempo, você perceberá que no jardim existem rosas e espinhos e que a felicidade é um presente para quem sabe encontrar as rosas.
Tenha objetivos materiais e espirituais.
Busque sempre melhorar a sua condição financeira, planeje comprar bens, faça investimentos, realize viagens e busque tudo que tiver vontade, mas lembre-se: nunca dependa dessas conquistas para garantir a felicidade.
Não são os bens materiais que vão lhe garantir isso.
Lute para se transformar numa pessoa mais paciente, serena, confiável e amiga, humilde, aberta, sincera e simples.
Esses objetivos, e só esses, podem garantir o equilíbrio, a satisfação e a razão de viver.
Faça exercícios.
Escolha o que lhe agrade: caminhar, dançar e nadar são os mais recomendados.
O mais difícil é tomar a decisão de começar. mas depois de 21 dias de prática, o cérebro registra como um hábito e tudo fica mais fácil.
Medite!
A meditação é a medicina do corpo e da mente!
É a melhor ferramenta para o crescimento pessoal e espiritual.
Preste muita atenção: aprendendo a meditar você descobre a diferença do que é ou não importante para sua vida, com isto se torna uma pessoa mais segura e objetiva.
Pare já de reclamar.
Volte sua mente para o que a vida oferece de bom.
Aceite este planeta azul, e curta a viagem da melhor maneira possível.
Lembre-se que ela tem fim, então faça bom proveito dessa luxuosa viagem chamada vida!

Autoria de Marcelo Almeida.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Viver com flores...


- Mestre, como faço para não me aborrecer? Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes. Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas. Sofro com as que caluniam.

- Pois viva como as flores!, advertiu o mestre.
- Como é viver como as flores? Perguntou o discípulo.

- Repare nestas flores, continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim. Elas nascem no esterco, entretanto, são puras e perfumadas. Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.

É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que os vícios dos outros o importunem. Os defeitos deles são deles e não seus. Se não são seus, não há razão para aborrecimento. Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora. Isso é viver como as flores.

A Compaixão


"Compaixão é não julgar,
nem criticar, as atitudes de alguém,
que hoje não entendemos.

Compaixão é não cobrar o outro
pelas suas próprias expectativas acerca dele.

Compaixão é incentivar o outro a se tornar forte,
andando pelas próprias pernas...
mas é também estender-lhe a mão se ele tropeçar.

Compaixão é não obrigá-lo a ser o que ele
não quer ou talvez não consiga ser nesse instante...
mas é também fazê-lo reconhecer
e dinamizar o grande potencial que tem.

Compaixão é ser sincero, mas não rude...
é ser gentil, mas não bajulador...
é ser prestativo, mas não capacho...
compaixão é ser amoroso integralmente."

Campo de Força


"Quando a sua Aura é um Raio de Luz, ela se torna um Campo de Força, com a capacidade de Transformar a Energia de qualquer pessoa com quem você entre em contato e consequentemente, transformar o mundo!"*James Van Praagh

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Integração à nova visão

A nova visão


Vamos cada dia nos olhar de maneira diferente; com a certeza de que somos filhos de um Pai infinitamente amoroso, que estamos cumprindo nosso ciclo de vida para uma evolução cheia de sabedoria e seguir nosso rumo e nossa pequena visão se transforma na grande visão e assim a vida não passe por nós e sim que nós passemos por ela e consequentemente a alma se abrirá e ilumirá com coisas belas, simples e necessária a ao nosso espírito e a simplicidade será a minha guia hoje e sempre; e eu me torne cada vez mais eu, cada vez mais tu, cada vez mais nós; e que os véus que me cubriam até aqui não tenham força de me impor o medo de revelar o que sou!!!


Integração


Caminhe graciosamente com a vida. Não esbarre nem impeça os outros de caminhar. Se alguém está bloqueado em algum nível, se solte desapegue-se. Ele não está errado, só não consegue fazer de outro jeito. É o jeito mais confiável para ele. O equilíbrio é a lei universal. Você não precisa controlar ninguém. Você não precisa forçar a harmonia. Retire suas mãos do controle.

Torne-se sensível à necessidade e a harmonia virá. Tornar-se sensível é a chave. Controlar precisa ser trocado por comunicar. Deixe que os outros estejam totalmente livres para o que quiserem. Comunique se o desagrada. Troque controle por sensibilidade e comunicação. Sem julgamento de "certo ou errado".

A vida é simplesmente o que ela é. Você pode apenas sentir e depois deixar ir embora com o que lhe acontece. Você pode tornar-se tão direto e preciso exatamente no ponto que está acontecendo com você se sintoniza com estes níveis de equilíbrio, tudo em volta equilibra-se com a sua sintonia. Através de seu encontro a harmonia se espalha ao seu redor.

Torne-se um espelho de apoio. Esteja atento aquilo que é. Sensível a tudo que ocorre a você. Quando falamos da verdadeira comunicação, falamos de um ato de amor. Isto é uma meditação por si só. Quando você está tentando controlar, isto apenas cria uma desarmonia maior. Aprenda a comunicar e compartilhar seus sentimentos ao outro. Aprenda a se entregar. O caminho da entrega é o caminho em direção à harmonia, à unidade da vida. Não é possível estarmos em unidade com o universo enquanto não estivermos em unidade com todas as coisas.

Reconheça sua essência divina. É a essência divina de todas as coisas, não existe separação. Eleve-se acima da ilusão. Seus desejos podem ser instantaneamente preenchidos. O destino de sua vida é gerado pelas energias que o fazem sentir em unidade com tudo que é. E quando o todo começa a mover você, torna-se Cristo. Viver na energia daquilo que é. Quando somos movidos pelas energias universais de “momento a momento”, acontece a integração, isto é amor, é liberdade, é dança, é a nossa meditação, nossa maior conquista, é você, sou eu.


As pessoas são como as músicas


Elas entram na vida da gente e deixam sinais. Como a sonoridade do vento ao final da tarde. Como os ataques de guitarras e metais presentes em cada clarão da manhã. Olhe a pessoa que está ao seu lado e você vai descobrir, olhando fundo, que há uma melodia brilhando no disco do olhar. Procure escutar.

Pessoas foram compostas para serem ouvidas, sentidas, compreendidas, interpretadas. Para tocarem nossas vidas com a mesma força do instante em que foram criadas, para tocarem suas próprias vidas com toda essa magia de serem músicas. E de poderem alçar todos os vôos, de poderem vibrar com todas as notas, de poderem cumprir, afinal, todo o sentido que a elas foi dado pelo Compositor. Pessoas são músicas como você. Está ouvindo? Como você. Pessoas têm que fazer sucesso. Mesmo que não estejam nas paradas. Mesmo que não toquem no rádio. Descaut / Aninha

A Maldade Humana



"Não existem pessoas realmente más. Ou são enfermas ou não têm conhecimento da Grande Lei de recebemos exatamente aquilo que damos. Quem é enfermo precisa ser curado. Quem pratica o mal precisa ser elucidado. Mas de modo algum podemos agir com ódio e maldade. Procure ensinar aos outros pelo seu próprio exemplo, compreendendo que a maldade é uma situação transitória do Ser Humano." C.Torres Pastorino

Criando a Prosperidade


Para que possamos mudar da escassez para abundância, primeiro temos que avaliar as nossas convicções sobre o dinheiro. De nada adianta vc desejar prosperidade e acreditar na dificuldade. Por educação ou cultura vigente estamos sempre com dúvidas se merecemos, se somos competentes o suficiente para alcançarmos os objetivos, se é certo desejarmos ter uma vida confortável quando “tantos passam necessidade” e mais uma grande quantidade de prisões que não permitem a sua decolagem.

Mas construir a prosperidade requer velocidade. Aja rapidamente. Parta para a ação inspirada como diz Joe Vitale em seus livros. Primeiro defina uma intenção, depois siga os seus impulsos (os sinais). Não deixe o seu Ego tomar conta do seu movimento, pois ele está contaminado pelas instruções negativas de infância. Se ajude a desprogramar em sua mente, retirando os padrões infantis implantados nos temas dinheiro, saúde e amor.

Foi na infância que aprendemos a lidar negativamente com esses três temas, e com essa ótica aprendida que levamos para o resto da vida nossa relação com estes assuntos. Agora é hora de mudar esses padrões de pensamentos. Para reforçar a idéia pretendida focalize imagens alegres, inspiradoras. Tem uma forma bem interessante no filme “O Segredo” que nos ensina a colar imagens numa cartolina ou quadro de cortiça, de tudo aquilo que se quer.

Mas sempre com o pensamento de que ali já foi tudo conseguido, como num painel de conquistas. Seja o que for que você definiu como objetivos e desejos, vá buscando imagens e colando como num grande mosaico de coisas boas. Esta forma é muito eficaz para quem tem dificuldade de visualização de seus desejos. Cultive o seu jardim de alegrias.

Vc verá que aparecerão as oportunidades para que aquelas imagens se concretizem. No filme “O Segredo” um homem se assustou ao ver, depois de algum tempo, que havia comprado a mesma casa que colara como representação do seu desejo. Qdo vc visualiza, vc materializa. Somos criadores de nossa realidade e isso é um fato. Quanto mais impregnamos de sentimentos nossos pensamentos, mais rápido eles se tornarão realidade. Tudo o que vc pensa mesmo que estiver apenas lembrando (mental no passado), observando (mental no presente) ou imaginando (mental no futuro) acontecerá.

Confiar que se manifestará o que deseja é essencial, mas não controle a forma, pois o Universo tem bilhões de possibilidades de confeccioná-la. Mas também não fique com sentimentos que o que vc deseja é tão grande que o Universo vai demorar pra lhe trazer. Isso não é verdade. Ele traz qualquer coisa. O que o impede de fazê-lo é vc mesmo. Não crie mensagens conflitantes em que uma hora vc está na sua casa própria, com conforto e numa outra, está com medo de assumir grandes responsabilidades. O pensamento não pode retroagir e nem desistir. É como se vc escrevesse uma carta, enviasse e no meio do caminho resolvesse interceptá-la. Assim ela jamais chegará ao seu destino. Tenha certeza do que quer.

Desprograme os pensamentos enraizados quanto ao tempo e espaço. "Pedi e recebereis". "Bata e a porta se abrirá". Vc é o diretor, produtor e roteirista de sua própria existência. É ai que mora o perigo. Depois não reclame se atrair um monte de coisas das quais não gostaria. Pense direitinho, afinal, todos queremos rodar um bom filme para sentirmos o gostinho de receber o nosso Oscar pelo conjunto da obra.

por Vera Ghimel

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Tempo Certo...



De uma coisa podemos ter certeza:
De nada adianta querer apressar as coisas;
tudo vem ao seu tempo,
dentro do prazo que lhe foi previsto,
mas a natureza humana não é muito paciente.

Temos pressa em tudo,
aí acontecem os atropelos do destino,
aquela situação que você mesmo provoca
por pura ansiedade de não aguardar
o Tempo Certo.

Mas alguém poderia dizer:
Mas qual é esse tempo certo???
Bom, basta observar os sinais...

Quando alguma coisa está para acontecer
ou chegar até sua vida,
pequenas manifestações do cotidiano,
enviarão sinais indicando
o caminho certo.

Pode ser a palavra de um Amigo,
um texto lido, uma observação qualquer;
mas com certeza,
Deus se encarregará de colocar você
no lugar certo, na hora certa e no momento certo.

Colaboração: Silvia - Comunidade Gotas de Sabedoria -ORKUT

Nínguém pode abrir mão do poder de escolha...



Os seus parentes, o pai, a mãe, os filhos tem tudo a ver com você. As "encrencas" que vc tem em casa também estão certas. São pra vc praticar a paciência:

- Ah, mas eu pelejo para ajudar esse meu parente. Há anos que eu sofro e não consigo. É o filho que me dá problema....

Isso é para vc aprender a conviver com as pessoas sem se meter. Essa é uma das coisas mais dificeis. Se a gente gosta da pessoa, acha que ela é um pedaço nosso e que , por isso, tem o direito de dizer:

- Você não pode ser assim, pq vai sofrer muito. Você tem que mudar.

A gente não pode querer impor a nossa realidade para o outro, mesmo que seja com a perspectiva de salvar e de ajudar, pq o homem sempre age com boa intenção. Mas a gente não percebe que o outro tem o direito de ir pelo caminho que ele escolheu e que desse direito ele não vai abdicar.

Por isso, quanto mais vc é impositor, menos a pessoa o escuta, por mais que vc possa ter razão. A pessoa tem esse direito e vai exercer o direito de fazer o que ela quer, de seguir o caminho que ela quiser.

Quando o ser humano quer impor, quando ele quer negar ao outro esse poder, essa liberdade, esse direito, o outro também se nega a ouví-lo. Nega-se a seguir a sua orientação e nega o seu apoio, nem que isso lhe doa, pq ele nao pode perder o seu direito de escolha.

Você, que impõe, que briga, que fica doutrinando, que fala, fala e deixa os filhos com as orelhas quentes, saiba que isso só serve para vc exercitar o seu comando, que ainda está muito primitivo. As pessoas não funcionam quando os outros querem dominar a sua vontade, o seu direito natural, que é o de escolher e de fazer o que querem. Não adianta assustar, amedrontar os filhos:

- Eu ponho você na rua. Não dou mais dinheiro. Vou pôr você pra trabalhar.

Essas ameaças só fazem com que a revolta cresça. E que o espírito viva à base do medo, em vez de viver à base do entendimento, da compreensão, do porquê das coisas. Se ele não está entendendo, vc precisa criar uma situação para que possa sentir a experiência dele, para descobrir as verdades que vai ter que descobrir por si mesmo.

A gente quer salvar o outro, mas ninguém salva ninguém. Cada um tem que fazer o proprio salvamento, porque esse é o imperativo da vida. Se tiver jeito, a gente pode até ajudar bastante, mas se nao tiver, só atrapalha.

Eu vejo que, as vezes, a pessoa que está me pedindo ajuda é a causadora do proprio distúrbio. É ela que causa o distúrbio no filho. A mulher que se queixa do marido é a que causa o distúrbio no marido. Que coisa não??
Sempre que há um queixoso, significa que ele está compromissado com aquilo que é o objeto da sua queixa. Poque é ele mesmo quem provoca aquilo na vida dele.
Como a vida é não?? Não dá pra escapar, não.

Calunga

Grandes Lições...


A única opinião que importa...
"Quem consegue realizar as metas de sua alma é feliz e desperta admiração devido a sua integridade como pessoa.Ao contrário, quem vive para ser admirado sempre será infeliz, porque está deixando de lado o compromisso consigo mesmo.Não se consegue ser feliz valorizando mais a opinião dos outros do que seus próprios sentimentos.Alguns se sentem infelizes, mas raciocinam: "Se os outros estão aplaudindo é porque estou no caminho certo". E avançam nas suas frustrações.Você é mais importante do que qualquer julgamento alheio. Para ser feliz,viva para surpreender a si próprio, e não aos outros."(Roberto Shinyashiki)

***

"Nós sempre temos tendência de ver coisas que não existem, e ficar cegos para as grandes lições que estão diante de nossos olhos."
(O Diário de Um Mago/Paulo Coelho)

***

A Essência da Liberdade

"Quando eu vivia num dos campos de concentração da Alemanha nazista, pude observar que alguns dos prisioneiros andavam de barraca em barraca, consolando outros, distribuindo suas últimas fatias de pão. Podem ter sido poucos, mas me ensinaram uma lição que jamais esqueci: tudo pode ser tirado de um homem, menos a última de suas liberdades – escolher de que maneira vai agir diante das circunstâncias do seu destino". (Viktor E. Frankl)

***

"Seja qual for o relacionamento que você atraiu para dentro de sua vida, numa determinada época,
ele foi aquilo de que você precisava naquele momento."
Tire as lições e cresça com elas!
Saia do vitimismo!
Vc não é, nunca foi e nunca será vítima de nada!!!
(Deepak Chopra)

***

"É comum não querermos aceitar certos aspectos de nós mesmos. Isso leva ao abuso de álcool, cigarros, drogas, comida etc. É uma forma de nos castigarmos por não sermos perfeitos. Mas... perfeitos para quem? De quem são as exigências e expectativas que continuamos tentando atender? Proponha-se a deixar ir embora de sua vida as exigências e os padrões de outras pessoas. Sendo apenas você mesmo, descobrirá que é maravilhoso, exatamente como é neste instante".(Louise L. Hay do livro "O Poder Dentro de Você")

***

"Tudo tem seu apogeu e seu declínio...
É natural que seja assim;
todavia, quando tudo parece convergir
para o que supomos o nada,
eis que a vida ressurge,
triunfante e bela!...
Novas folhas, novas flores,
na indefinida bênção do recomeço!..."

(Chico Xavier)

Vazio interior...Zibia Gasparetto



Viver uma verdadeira experiência amorosa é um dos maiores prazeres da vida.
Gostar é sentir com a alma, mas expressar os sentimentos depende das idéias de
cada um.
Condicionamos o amor às nossas necessidades neuróticas e acabamos com ele.
Vivemos uma vida tentando fazer com que os outros se responsabilizem pelas
nossas necessidades enquanto nós nos abandonamos irresponsavelmente.
Queremos ser amados e não nos amamos,
queremos ser compreendidos e não nos compreendemos, queremos o apoio dos outros e damos o nosso a eles.
Quando nos abandonamos, queremos achar alguém que venha a preencher o buraco que
nós cavamos.
A insatisfação, o vazio interior se transformam na busca contínua de novos
relacionamentos, cujos resultados frustrantes se repetirão.

"Cada um é o único responsável pelas suas próprias necessidades."

O JULGAMENTO


O poder que foi experimentado por todos nós, em diversas vidas sucessivas, sempre teve a finalidade de mostrar ao homem a presença de Deus em si e o que representa o livre arbítrio; serviu na maioria destas oportunidades para praticarmos cada vez mais a separação com a Fonte, pois faltou o ingrediente básico, ao se exercitar o poder: O AMOR.
Por outro lado, ao perder o rumo de seu caminho de volta à sua consciência superior, ao mesmo tempo que a religião manipulou e castrou nossas maiores possibilidades de exercitarmos a liberdade, também acabou se tornando o Super-ego para a humanidade como um todo, pois ela tem servido para refrear nossos impulsos agressivos e instintivos, mas acaba não permitindo as experiências que fariam o ser humano crescer pelo próprio aprendizado que ela viria a representar em nossas vidas.
Assim, hoje, de maneira geral, mantemos uma série de crenças morais, éticas e religiosas que não representam o caminho de nosso verdadeiro equilíbrio e como o sistema nos ensinou a fugirmos de nossa própria realidade interior, pois a vida acabou sendo voltada para a prática externa e material, desenvolvemos no sistema do julgamento uma âncora importante para nos mantermos sempre na mesma posição e não perdermos o controle de nossas vidas, ou melhor, de nossos egos.Isso não representa progresso e evolução.
O julgamento se tornou um instrumento do nosso ego que faz comparações e tenta nos colocar como se fôssemos melhores do que o outro e continuarmos a praticar as atitudes e crenças exteriores sem “precisarmos” nos preocuparmos com o encontro com o nosso interior.O certo ou errado que cada um coloca acaba sendo um enorme mecanismo de defesa diante do nosso próprio medo de que alguma coisa nos contamine e nos tire da rigidez e acomodação que o ego nos colocou, visando ter a segurança de que ele não será mexido ou terá que alterar qualquer coisa.

Todas as vezes que cada ser humano entra na atitude do certo ou errado e pratica um julgamento, ele está se colocando numa situação de juiz de alguma coisa ou de alguém, assumindo uma onipotência exacerbada e deixando de perceber uma coisa por demais importante: "A vida é uma experiência de Deus em cada um de nós e por isso ELE não nos julga" Certamente a Consciência da Fonte Matriz que criou um conjunto de leis visando apenas a preservação da própria vida, apenas permite que as vivências que não tiveram a qualidade adequada e não promoveram felicidade ou crescimento, ou expansão, ou cura ou amor, e principalmente o aprendizado desejado, sejam repetidas novamente, para dar ao ser a oportunidade do desenvolvimento da compreensão, que deve ter faltado no momento anterior.
Por isso, as palavras do Mestre “não julgueis para não seres julgados”, representam o conhecimento que ele tinha, pois ao julgar alguém ou a alguma situação é a nós mesmos que estamos julgando e se em vez de julgarmos, procurarmos com todo nosso desejo sair desta egrégora negativa e olharmos a vida como uma grande oportunidade de experimentação, onde podem existir coisas que são adequadas e inadequadas, certamente encontraremos dentro de nós um caminho aberto, leve e livre para voltarmos mais rapidamente ao encontro de nossa felicidade.
É sabido que o outro representa um espelho para cada um de nós. O que julgamos no outro é o que temos não resolvido em nosso coração. No livro "Um Curso em Milagres", o Mestre Jesus, explica o surgimento do nosso ego e o que representa o julgamento que fazemos de qualquer pessoa que conhecemos ou faz parte de nossa vida.
Todo julgamento certamente está contaminado pelas emoções e sentimentos não solucionados dentro do nosso coração que promovem um desvio da realidade que acreditamos ver no outro, mas mesmo que estejamos vendo algo próximo da realidade no outro, o que em nós nos leva a julgar?
Os Mestres reafirmam o tempo todo que a vida humana é uma experiência de Deus e cada um vive seu caminho de “encontro-a-Deus-em-si” e o caminho de um não será o caminho de outro, pois as “experiências-de-Deus-em-nós” são diferentes umas das outras, pois se fossem todas iguais, já se saberia o resultado final e a vida deixaria de ser esta maravilhosa experiência.No universo não existe o Certo ou o Errado. Existe o Adequado e o não Adequado. O que você acha: Certo ou Adequado?
“Não julgueis para não serdes julgados”Quando julgamos alguém, não julgamos este alguém. Julgamos a nós mesmos, pois o outro SEMPRE é um espelho de alguma coisa nossa não resolvida. Irineu Deliberalli / Aninha

Crítica
*Se vc está na hora de criticar alguém pense um pouco, antes de iniciar
*Se o parente está em erro, lembre-se de que vc vive junto dele para ajudar.
*Se o irmão revela procedimento lamentável, recorde que há moléstias ocultas que podem atingir vc mesmo.
*Se um companheiro faliu, é chegado o momento de substituí-lo em trabalho, até que volte.
*Se um amigo está desorientado, medite nas tramas da obsessão.
*Se o homem da atividade pública parece fora do eixo, o desequilíbrio é problema dele.
*Se há desastres morais nos vizinhos, isso é motivo para auxílio fraterno, porquanto esses mesmos desastres provavelmente chegarão até nós.
*Se alguém caiu em falta, não é preciso que alguém lhe agrave as dores de consciência.
*Ainda que vc esteja diante daqueles que se mostram plenamente mergulhados na loucura ou na delinguência, fale no beme suja da crítica destrutiva, porque a sua reprovação não fará o serviço dos médicos e dos juízes indicados para socorre-los e, mesmo que a sua opnião seja austera e condenatória, nisso ou naquilo, vc não pode alvidar que a opinião de Deus, Pai de nós todos, pode ser diferente. Espírito André Luiz / Aninha

EFEITOS METAFÍSICOS DO JULGAMENTO






Quando entendemos o nosso próprio ritmo e o ritmo do outro, não julgamos.
O julgamento, a cobrança e a culpa geram ansiedade, falta de integridade e de conexão com o todo.
Muitas vezes, nos sentimos em pedaços como se a vida, o nosso dia-a-dia, fosse superficial e não inteira.
Nos espedaçamos em máscaras de trabalhadores, de filhos, de maridos, de vítimas da infância e de problemas emocionais e esquecemos que, ao julgarmos, estamos somente focados no problema e não na solução.
Já experimentou tomar uma atitude tendo a certeza do que estava fazendo? Isso é integridade.
Isso é ter consciência dos desafios, porém com uma visão mais ampla, sem vitimismo.
Quem julga seus atos, já não está inteiro, pois o julgamento deriva de crenças e valores absorvidos por nossa mente ou razão sem passar pelo nosso discernimento amplo.
Se somos modelos de vida individuais, como podemos avaliar o que é melhor para mim ou o outro, se cada momento e cada individuo tem a graça própria para usar sua criatividade seu aprendizado e seu bom senso para agir, diferentemente.
O mundo ocidental, valoriza as semelhanças e julga as diferenças.
Não devemos esquecer que são as diferenças é que fazem crescer, enxergar de uma outra forma e, principalmente, nos tornam seres com flexibilidade e possibilidades infinitas.
Quem julga é prisioneiro da falta de opção, da falta de oportunidade e possibilidade.
Quem julga é colocado contra a parede em diversas situações, sem enxergar escolhas.
Por isso o julgamento limita, aprisiona e reduz as possibilidades de prosperidade.Quem aceita as situações, não tem preconceito e enxerga o que há de bom em cada um e em cada situação.
Agindo assim, não sofremos, pois ampliamos a nossa visão no sentido de perceber que nada é por acaso, que aprendemos com o novo, com o diferente e com o UNO.
A metafísica mostra os efeitos do julgamento no nosso dia-a-dia. Você já deve ter reclamado de alguma falta em sua vida: falta de namorado, falta de emprego, falta de dinheiro, falta de carinho e etc..
Quando falta, temos a impressão que não existe aquele item no mundo inteiro ou, se tem, você não é merecedor.
Na verdade, o que acontece é que você julga tanto que vai peneirando tudo até não sobrar nada. Falta namorado pois, você julga se é alto, tem dinheiro, fala grosso, etc.Falta dinheiro pois, julga o trabalho, ninguém te reconhece, a empresa é ruim, etc.
O segredo é fazer limonada do limão.
Enxergar o ruim como oportunidade de modificar.
Quem julga só fica estagnado no julgamento e não cresce.
A maioria das pessoas que criticam, não saem daquela situação, pois só estão julgando e não estão fazendo algo para mudar.
Quando alguém vier criticar alguma coisa, experimente perguntar a ele o que ele sugere para melhorar ou fazer melhor.
Pode ter certeza que, muitas pessoas, não pensaram na solução.
O julgamento somente foca o problema.
Portanto, não julgue ou condene.
Aprenda a avaliar e tirar sempre algo de bom em todas as situações.
Eu tenho certeza que a sua vida vai te mostrar a abundancia de possibilidades sempre, em todas as situações.
Olhe no espelho

A gente passa muito tempo pela vida sem perceber como o Universo em sua perfeição infinita nos dá tudo que precisamos para crescer, de uma forma precisa.
Fugimos léguas de nos olhar nos espelhos que a vida nos oferece a cada dia porque lá no fundo sabemos que ali vamos enxergar a nós mesmos..
E às vezes é muito mais fácil colocar a culpa de tudo que nos acontece nos outros a ter que assumir responsabilidade sobre o que experimentamos na vida..
Mas qdo temos consciência que tudo aquilo que nos acontece é, de uma forma ou de outra, responsabilidade nossa, isso nos dá a possibilidade de mudar a nossa realidade.
Qdo despertamos para o fato de que os acontecimentos ao nosso redor e as pessoas tbm, são espelhos para partes nossas que não conseguimos enxergar, isso faz uma diferença enorme.
A partir de então agradecemos ao Universo qdo nos deparamos com coisas que nos incomodam, porque sabemos que ali.
Ao invés de incomodo, existe na verdade uma chave para que a gente se conheça mais um pouco..
Não podemos mudar o outro.. mas, sempre podemos transformar em nós o que nos incomoda no outro e isso muda tudo ao nosso redor.
Não adianta fugir desses espelhos que a vida nos oferece para o nosso crescimento, porque eles sempre voltam, como outras pessoas ou situações, que vão refletir exatamente algo que pede por transformação e que vai fazer com que nossa consciência se amplie mais um pouco.
Quando nos abrimos para receber todo o aprendizado que a vida nos oferece vamos nos encantar como tudo pode se tornar muito mais leve e como esse aprendizado pode ser mais divertido.
Experimente jogar com vida.. um jogo de crescimento..
Deixe de lado todo julgamento e os preconceitos e desperte a cada dia sabendo que existe algo para vc descobrir sobre vc mesmo e que as pistas vão vir através dos reflexos do espelho fornecidos pelas outras pessoas.
Não fuja dos espelhos.. e nem tente limpá-los.. não adianta limpar o espelho porque ele reflete vc..
E pouco a pouco esse jogo de olhar no espelho da vida vai se tornando cada vez mais claro e mais natural.. e vamos nos rendendo a infinita sabedoria do Criador que sempre nos proporciona o que precisamos.. na hora certa.. nem mais.. nem menos. Rubia A. Dantés/Aninha


domingo, 7 de outubro de 2007

Mudanças...


Recentemente passei por uma experiência muito forte, ligada à liberação de emoções guardadas, de uma época muito antiga... com muitos sinais que me mostravam de forma clara o que estava sendo liberado...

É claro que essas emoções, ao virem à tona, nos trazem sentimentos que não esperávamos... porque falam de coisas que nem sabíamos que estavam guardadas.

Mas... ao entendermos o que está se passando... podemos colaborar, deixando ir com Amor... sabendo que esses sentimentos estão vindo à superfície para serem liberados, para que a gente possa estar cada vez mais inteira e aberta para as novas possibilidades...

Quando aceitamos as mudanças e colaboramos com elas tudo muda muito rapidamente... assim como vem o caos a ordem também se instala.

O Universo não quer que a gente sofra ou fique eternamente nos mesmos problemas... ele só nos coloca neles como uma forma de que consigamos, enfim... libertar os velhos padrões.

Nós é que, por medo, tornamos esses problemas infindáveis... assim como um vício que não conseguimos abandonar, certas situações, por mais desagradáveis que sejam, também insistem em nos acompanhar por muito tempo... são difíceis de serem abandonadas.

O medo é a raiz de muitos dos nossos problemas e esse medo às vezes é tão inconsciente, que nem conseguimos perceber como ele nos impede de viver mais plenamente a vida.

Mas agora, ou mudamos... ou mudamos... Sabe quando a gente não tem mais para onde fugir? Acho que agora é assim que estamos... Parece que chegamos ao fim de uma rua sem saída... onde a única possibilidade é a mudança...

O que nos é pedido nesses tempos é que sejamos receptivos às transformações necessárias, para que a nossa verdadeira natureza possa se manifestar... que deixemos ir tudo que prende e limita, com a certeza que, ao deixarmos os velhos modos, abriremos espaço para novas possibilidades.

Novas mesmo... Tão novas que nada mais nos serve de modelo...Está na hora de abandonar velhos ensinamentos baseados em controle... esquecer exemplos, e viver o nosso destino Sagrado.

Quando aceitamos as transformações que insistem em bater à nossa porta... mesmo que a gente a principio queira distância delas, recebemos muita ajuda... e elas podem acontecer com muito mais facilidade e leveza do que até então.

O sofrimento é proporcional à nossa resistência às mudanças...

Se não sabemos o que fazer... podemos nos render e entregar o controle ao Criador...

Podemos fazer muitas coisas... usar muitas técnicas... receber toda ajuda... daqui e das estrelas... Só não podemos mais ficarmos presos ao que já passou.

Estamos diante da possibilidade de nascer de novo... agora sem a mácula da culpa... sem o peso do sacrifício... com a pureza de uma criança, que ainda não foi ensinada sobre o mundo pela visão do outro...

Podemos acessar o novo, guiados pelo Espírito...

Na Luz... no Amor... na Pureza do que é essencial. Rubia A. Dantés/ Aninha

Fortalecendo Sua Auto-Estima


Ao longo dos anos, através de observação dos fatos e realizações em minha vida e de algumas pessoas que conheço, uma pergunta pairou em minha mente:

"Por que procuramos longe de nós, fora de nós, o que habita em nosso interior?"

Sonhamos com sucesso profissional, casa encantadora, filhos alegres e um amor romântico e apaixonado. Achamos que temos direito ao sucesso, à felicidade, a um relacionamento harmonioso, etc. e o que experimentamos é ressentimento e amargura, pois projetamos no outro e nas circunstâncias externas a responsabilidade pela nossa própria felicidade.
Muito se fala sobre auto-estima e autoconfiança mas pouco se sabe sobre como melhorá-las. Este artigo é fruto de uma coletânea de leituras de vários livros e artigos e tem a intenção de provocar reflexão e mudança de postura ao leitor que deseja verdadeiramente encontrar-se e viver em paz consigo mesmo, se amando e respeitando por quem é.
Autoconfiança e auto-estima são termos muitas vezes considerados sinônimos. Entretanto, existe uma diferença importante entre os dois conceitos: auto-estima refere-se ao julgamento que você faz de si mesmo, e baseia-se em valores pessoais e atitudes subjacentes que afetam suas reações em várias situações. A autoconfiança se desenvolve através de coisas específicas que você faz; você reforça a confiança quando obtém algum senso de satisfação ou realização ao tentar realizar tarefas desafiadoras. Valores e convicções pessoais determinam a forma pela qual você interpreta as situações, que, por sua vez, afetam sua auto-estima. Convicções úteis como "Sei que sou uma pessoa de qualidades; não preciso provar isso" ou "Posso aceitar os erros que cometo e conservar o respeito próprio", onferecem flexibilidade a suas experiências e, assim, permitem-lhe manter o respeito próprio; contudo, muitas pessoas adotam convicções que exercem efeitos contrários à auto-estima. Determinadas opiniões podem induzi-lo a concluir que não está se saindo bem o suficiente para conquistar respeito próprio; uma auto-imagem desfavorável transforma um erro banal em sentimentos de inferioridade pessoal.
Muitas pessoas tentam conquistar sua auto-estima por meio de suas realizações; outras acreditam que precisam ter a aprovação de todos o tempo todo e, outras ainda, acreditam que precisam ser amadas por alguém a fim de ser importante. Todas estas convicções são recorrentes entre as pessoas, contudo, as privam de sua auto-estima.Pessoas que baseiam sua auto-estima apenas nas coisas que fazem colocam-se sob grande tensão à medida que tentam cumprir suas tarefas. Seu empenho torna-se o objetivo, elas nunca ficam satisfeitas e perdem a oportunidade de parar e sentir-se bem com o que já fizeram, pois estão envolvidas demais em atingir suas metas.
A auto-estima baseada na aprovação de terceiros começa com as mensagens recebidas de familiares e outras pessoas na infância. Se sua auto-estima é baixa, você provavelmente irá enxergar-se através dos olhos dos outros e tal atitude o deixa extremamente dependente dos elogios e comentários de terceiros. Se alguém o critica ou deixa de reconhecer o que fez, você pensa que há algo errado com você e fica decepcionado. Além disso, você se torna vulnerável aos outros por permitir que as atitudes e disposição de espírito dos outros influenciem seus sentimentos e comportamento. Algumas pessoas se convencem de que a vida só vale a pena ser vivida se tiver um relacionamento: para ter valor, supõem que precisam de outra pessoa. Inevitavelmente, esse modo de pensar conduz a sentimentos de solidão, desesperança e ressentimento; além disso, essa convicção pode aumentar a dependência em relação às pessoas e seu comportamento pode parecer desesperado ou agressor.
Se você deseja aumentar sua auto-estima, pode fazer isso por meio da Terapia Cognitiva. É muito fácil; há somente alguns passos a serem seguidos:

1) Pare de submeter-se à prova

O primeiro passo para aumentar sua auto-estima consiste em aceitar e se amar pelo que você é. Todos os seres humanos são importantes pelo simples fato de existirem, e ninguém é mais ou menos importante do que os demais. Conseqüentemente, não há sentido em provar que você tem valor. Enquanto você está preocupado em procurar satisfazer uma crença irracional, você está perdendo os fatos mais importantes da vida.

2) Questione seus pensamentos negativos

Somente os pensamentos a seu respeito e suas experiências podem afetar sua auto-estima. A auto-estima não pode ser prejudicada pela forma que as pessoas o tratam, a menos que você permita. Para aumentar a auto-estima, é preciso detectar pensamentos negativos automáticos, questioná-los intensamente e adotar pensamentos mais realistas.

3) Seja preciso quanto a seus pontos positivos

Você precisa poder reconhecer seus talentos e suas realizações, e sentir-se bem a respeito deles. Isso não é ser egocêntrico; afirmações positivas verdadeiras que você possa fazer a seu respeito e a sua vida são os elementos básicos da auto-estima. Cada pensamento autodestrutivo deve ser seguido por outro que o lembre de seus pontos positivos e das coisas boas em sua vida.

4) Respeite-se

Para atingir esse objetivo, trate-se como trataria seu melhor amigo; se você se respeita, há uma chance muito maior de que os outros também o façam. Permitir-se participar de atividades agradáveis e oferecer-se recompensas, como elogios, são formas de mostrar respeito por si mesmo; não se rebaixe diante de outras pessoas.
Com um pouco de disciplina, você pode mudar o padrão de suas convicções, obter maior controle sobre sua vida e ser uma pessoa mais feliz. Isso pode lhe dar a oportunidade e a esperança de novos horizontes e uma filosofia de vida mais adaptável.

Quero concluir deixando pra você uma reflexão de St. John-Christie Clark, que diz: "Você é o criador de seu próprio universo, pois, como ser humano, você é livre para almejar qualquer coisa que você deseje ser. O uso de seus pensamentos e suas palavras lhe confere um enorme poder e pode representar uma bênção ou uma maldição; depende só de você, pois a qualidade de sua vida depende da qualidade de seu pensamento. Pense nisso!"

Sobre a autora:

Renata Moraes é Consultora em Programação Neurolingüística.
Referencia: Descubra PNL
Colaboração: Silvia Goes - Comunidade Gotas de Sabedoria - ORKUT

A exteriorização de energias


A exteriorização de energias é uma forma de autodefesa energética. Ela pode ser praticada por qualquer pessoa, a qualquer momento e em qualquer lugar. Na verdade, fazemos isso o tempo todo, pois é um ato natural. Nós captamos a energia imanente – pura, à disposição no universo – e a transformamos em energia consciencial, por meio de nossos pensamentos e sentimentos. Essa energia consciencial é emitida por nós através dos chacras, quando estamos acordados ou dormindo, consciente ou inconsciente. O processo energético não pode parar, é como a respiração.
Exteriorizar energia é lançar para fora dos veículos energéticos a energia consciencial temporariamente acumulada em si. É conhecida também pelos seguintes termos: reiki, johrei, passe mediúnico, doação de energia etc. Nós podemos exteriorizar energia pelo corpo todo. Exteriorizar pelos chacras palmares é apenas um referencial, principalmente para quem está recebendo a energia.

Podemos exteriorizar as nossas energias conscienciais apenas pela força da vontade. Basta gerar pensamentos e sentimentos bons, elevados, estar concentrado no objetivo e impulsionar a energia pela força da vontade. Nós exteriorizamos exatamente o que somos e, portanto, a qualidade da energia exteriorizada está totalmente relacionada com a qualidade de nossos pensamentos e sentimentos.
A exteriorização deve ser sempre dirigida para uma pessoa, um ambiente ou para qualquer coisa que desejamos vitalizar. É importante que tenhamos um destino definido para evitar vampirização energética por parte de assédios. A energia pode ser exteriorizada em carros, plantas, animais, objetos pessoais ou roupas, para que estes tenham um bom padrão energético.

Quanto maior a vontade, maior é a nossa capacidade de exteriorização. Devemos praticá-la diariamente. Quanto mais trabalhamos as nossas energias, mais facilmente conseguimos perceber as variações que ocorrem durante o dia. Para isso, é preciso conhecimento e prática.

Quem consegue exteriorizar as próprias energias com muita eficiência está mais apto a exteriorizar também o psicossoma, produzindo projeções astrais. Portanto, quem quer se projetar no plano astral, deve realizar um trabalho regular de exteriorização.

Quando praticamos a exteriorização com sentimento, elevando os nossos pensamentos, atraímos amparadores espirituais. A exteriorização de energias possui muitos efeitos benéficos: cura, higienização de ambientes, amparo energético, desassédio etc. Enquanto realizamos assistências estamos nos relacionando com o mundo espiritual. E quem pratica atividades assistenciais de cura, com continuidade, atrai amparadores de alto nível.

fonte: CEC

Sete Leis da Sincronicidade



1. Meu espírito é um campo de possibilidades infinitas que conecta tudo o mais. Esta frase resume a totalidade do que estou expondo. Se você esquecer tudo o mais, lembre-se apenas disso

2.Meu diálogo interno reflete meu poder interno. O dialogo interno das pessoas autorealizadas pode ser descrito assim: é imune a críticas; não tem apego aos resultados; não tem interesse em obter poder sobre os outros; não tem medo. Isso porque o ponto de referência é interno, não externo.

3.Minhas intenções tem poder infinito de organização. Se minha intenção vem do nível do silêncio, do espírito, ela traz em si os mecanismos para se concretizar.

4.Relacionamentos são a coisa mais importante na minha vida. E alimentar os relacionamentos é tudo o que importa. As relações são cármicas e quem nós amamos ou odiamos é o espelho de nós mesmos: queremos mais daquelas qualidades que vemos em quem amamos e menos daquelas que identificamos em quem odiamos.

5.Eu sei como atravessar turbulências emocionais. Para chegar ao espírito é preciso ter sobriedade. Não dá para nutrir sentimentos como hostilidade, ciúme, medo, culpa, depressão. Essas são emoções tóxicas. Importante: onde há prazer, há a semente da dor, e vice-versa. O segredo é o movimento: não ficar preso na dor, nem no prazer (que então vira vício). Não se deve reprimir ou evitar a dor, mas tomar responsabilidade sobre ela.

6.Eu abraço o feminino e o masculino em mim. Esta é a dança cósmica, acontecendo no meu próprio eu. A energia masculina: poder, conquista, decisão. A energia feminina: beleza, intuição, cuidado, afeto, sabedoria. Num nível mais profundo, a energia masculina cria, destrói, renova. A energia feminina é puro silêncio, pura intenção, pura sabedoria.

7.Estou alerta para as conspirações das improbabilidades. Tudo o que me acontece de diferente na vida é carmico. É, portanto, um sinal de que posso aprender alguma coisa com aquela experiência. Em toda adversidade há a semente da oportunidade.

Deepak Chopra
Colaboração: Silvia Goes - Comunidade Gotas de Sabedoria - orkut