domingo, 21 de outubro de 2007

Importante ou Necessário?


Em um primeiro momento, vejamos as diferenças do ponto de vista semântico: segundo o dicionário Aurélio, importante é aquilo que merece consideração e necessário é algo que não se pode dispensar.

Quando alguém é importante você não precisa da pessoa para ser feliz, mas reserva para ela um espaço na sua vida. É alguém que você respeita e trata com carinho. Alguém com quem você gosta de estar e com quem você consegue realizar trocas produtivas. Alguém que te ajuda a crescer. Esta é uma relação madura e pode ser muito saudável, principalmente quando está baseada no Amor. O Amor que transcende o egocarma, pois amar é vencer o próprio ego e expandir para o Universo. Amor é uma construção diária.

A humanidade ainda está aprendendo a se relacionar de forma madura. Fomos criados para depender emocionalmente um do outro. Por isso mesmo, pelo menos 80% da população da Terra vive relacionamentos disfuncionais. E é assim que vamos somando pessoas necessárias na nossa vida. Alguém é necessário quando não conseguimos dar conta da própria vida e esperamos que o outro resolva os nossos problemas e processos emocionais.

Diferentemente de alguém importante, a pessoa necessária pode ser descartada quando deixar de ser necessária. Quem é realmente importante nunca deixa de ser. Porque não tem nada a ver com o outro e nem com o modo como ele se manifesta. O que faz com que uma pessoa seja importante para você tem a ver com uma condição interna de aceitação e amor. Tem a ver com enxergar o outro como ele é e aceitá-lo de forma integral. Com não querer mudar e nem controlar. Tem a ver com parar de encontrar culpados para as nossas falhas e assumir total responsabilidade pela própria evolução.

Por último e não menos significativo: para construir relações saudáveis, precisamos ser saudáveis. O outro só poderá ser importante para você quando você for a pessoa mais importante na sua vida. E, por fim, só poderemos dar ao outro aquilo que temos dentro de nós. Portanto, para oferecer Amor, você tem que SER AMOR.

Fonte:CEC

Nenhum comentário: