quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Sonho Impossível (Reflexão)

Conta a lenda que uma jovem mariposa de corpo frágil e almasensível voava ao sabor do vento, quando, certa noite, viu uma estrela muito brilhante e se apaixonou.
Voltou imediatamente para casa, louca para contar à mãe que haviadescoberto o que era o amor, mas ela lhe disse friamente:
- Que bobagem! As estrelas não foram feitas para que as mariposas possam voar em torno delas.
Procure um poste ou um abajur e seapaixone por algo assim; para isso nós fomos criadas.
Decepcionada, a mariposa resolveu simplesmente ignorar o comentárioda mãe e se permitiu ficar, novamente, alegre com sua descoberta e pensava:
- Que maravilha poder sonhar...!!!
Na noite seguinte, a estrela continuava no mesmo lugar, e ela decidiu que iria subir até o céu, voar em torno daquela luz radiante e demonstrar seu amor.
Foi muito difícil ir além da altura com a qual estava acostumada, mas conseguiu subir alguns metros acima do seu vôo normal.
Entendeu que, se cada dia progredisse um pouquinho, iria terminar chegando à estrela.
Desta forma,armou-se de paciência e começou a tentar vencer a distânciaque a separava do seu amor.
Esperava com ansiedade que a noite descesse e, quando via os primeiros raios da estrela, batia ansiosamente suas asas em direção ao firmamento.
Sua mãe ficava cada vez mais furiosa e dizia:
- Estou muito decepcionada com a minha filha!
Todas as suas irmãs e primas já têm lindas queimaduras nas asas, provocadaspor lâmpadas!
Você devia deixar de lado esses sonhos inúteise arranjar um amor que possa atingir.
A jovem mariposa, irritada porque ninguém respeitava o que sentia, resolveu sair de casa.
Mas, como sempre acontece, ficoumarcada pelas palavras da mãe e achou que ela tinha razão.
Por algum tempo, tentou esquecer a estrela, mas seu coração não a conseguia olvidar e, percebendo que a vida sem o seu verdadeiroamor não tinha sentido, resolveu retomar suacaminhada em direção ao céu.
Noite após noite, tentava voar o mais alto possível, mas, quando a manhã chegava, seu corpo estava gelado e a alma mergulhada em tristeza.
Entretanto, à medida que iaficando mais velha, passou a prestar atençãoa tudo que via à sua volta.
Lá do alto podia enxergar as cidades cheias de luzes, onde, provavelmente, suas primas e irmãs já tinham encontrado umamor.
Mas, ao ver as montanhas, os oceanos e as nuvensque mudavam de forma a cada minuto, a mariposa começoua amar cada vez mais sua estrela, porque era ela quem a motivava a ver um mundo tão rico e lindo.
Muito tempo depois, resolveu voltar à sua casa e soube pelosvizinhos que sua mãe, irmãs e primas haviam morridoqueimadas nas lâmpadas e nas chamas das velas, destruídaspelo amor que julgavam fácil.
A mariposa, embora jamais tenha conseguido chegar à sua estrela,viveu muitos anos ainda, descobrindo que, às vezes, os amores difíceis e impossíveis trazem muito mais alegrias e benefícios do que os considerados fáceis,e que se encontram ao alcance de nossas mãos.
Com esta lenda aprendemos duas coisas: valorizar o amor e lutar pelos nossos sonhos, porque sabemos que é a realização deles que nos faz feliz e lembremos:
"O mundo está nas mãos daqueles que têm coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos".
Descaut/Aninha

Nenhum comentário: